Escolas municipais fazem caminhada contra a dengue

20 de setembro de 2019 • Romualdo Filho

Três escolas municipais participam nesta sexta-feira, 20/09, junto com a equipe do PSF (Programa Saúde da Família) Sol Nascente de uma caminhada contra a dengue.

Cerca de 400 alunos de 3°, 4° e 5° ano da Escola de Ensino Fundamental Rachel de Queiroz e de Jardim I e II das escolas de Educação Infantil Prof.° Walter Radamés Accorsi e Prof.° Roberto Damas da Silva vão participar. A atividade vai contar também com a participação da esquipe do PSF (Programa Saúde da Família) Sol Nascente.

O objetivo é despertar nos alunos e na comunidade a consciência da gravidade da propagação do mosquito aedes aegypti, transmissor, além da dengue, da chikungunya e vírus da zika.  O foco é alertar sobre a necessidade de eliminação de possíveis criadouros do mosquito.

A caminhada será na avenida Franco da Rocha e passará pelas ruas Estrela d´Oeste, avenida Rio das Pedras, rua José Polezel, rua José Tomazella, rua Ricardo Gobbo e rua Luigi Camolesi.

“É uma iniciativa louvável e é importante o envolvimento das escolas. A conscientização tem que começar desde cedo, porque as crianças são melhores multiplicadores das informações e são grandes fiscalizadoras”, disse a coordenada das escolas de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Salvia Barella Medina.

A coordenadora das escolas de Educação Infantil, Sandra Helena Perina, também considera importante o trabalho de conscientização ser desenvolvido com as crianças. “Eles vão ser nossos agentes na comunidade. Além de chamar a atenção nos locais por onde a caminhada passar, as crianças também vão ser os fiscais nos locais onde frequentam. É um movimento que elas gostam muito, se sentem valorizadas por participar”, disse.

Para a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, a caminhada é uma de várias ações que são desenvolvidas nas escolas municipais durante todo o ano no combate à dengue. “Nós vamos desenvolver e incentivar várias ações de combate ao mosquito aedes aegypti também no mês de outubro e essa é uma das primeiras atividades. A participação das crianças é fundamental porque elas replicam as informações que aprendem na escola. E, além disso, cobram dos seus pais e familiares comprometimento com a eliminação de criadouros do mosquito”, disse.

A caminhada está marcada para começar as 9h e contará com apoio dos agentes da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte), que fará a segurança no trajeto a ser percorrido.