Estão liberadas novas vagas para agendar a 2ª dose da vacina contra Covid-19

26 de novembro de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Andressa Mota/CCS

Novas vagas para agendar a 2ª dose da vacina contra Covid-19 estão liberadas no VacinaPira. A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que já podem agendar as pessoas que tomaram a 1ª dose da CoronaVac/Butantan até 10/11; da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz até 04/10; da Pfizer (pessoas com 18 anos ou mais) até 10/11 e da Pfizer (adolescentes de 12 a 17 anos) até 06/10.

MEGACAMPANHA – A Prefeitura intensifica neste sábado, 27/11, a vacinação da 2ª dose em pessoas com atraso para recebê-la. A população que se enquadra neste caso poderá receber a 2ª dose nas unidades CRAB Vila Rezende e UBS Vila Independência, das 8h às 15h. Vale ressaltar que as pessoas em atraso também podem agendar a 2ª dose por meio do VacinaPira.

A Prefeitura realiza ação de aplicar a 2ª dose em atrasados aos sábados desde junho, com objetivo de que as pessoas completem o calendário vacinal contra Covid-19. A intensificação neste sábado ocorre no contexto da Megacampanha de Vacinação que o Ministério da Saúde realiza nesta semana.

Estar em atraso para receber a 2ª dose significa ter tomado a 1ª dose da vacina CoronaVac/Butantan há mais de 28 dias; da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz há mais de oito semanas; da Pfizer (pessoas com 18 anos ou mais) há mais de 21 dias; e da Pfizer (adolescentes entre 12 e 17 anos) há mais de oito semanas.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, cerca de 18 mil pessoas estão em atraso para receber a 2ª dose da vacina contra Covid-19 no município. O secretário de Saúde, Filemon Silvano, lembra que recentemente ocorreu a redução dos intervalos entre a 1ª e 2ª doses das vacinas AstraZeneca e Pfizer, por isso a população deve se atentar às novas datas para receber a 2ª dose.

A intervalo entre a 1ª e 2ª doses da vacina Pfizer para pessoas com 18 anos ou mais passou para 21 dias e para adolescentes (12 a 17 anos), para oito semanas. Já o intervalo entre a 1ª e a 2ª doses da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz passou para oito semanas. A vacina CoronaVac/Butantan continua com intervalo de até 28 dias entre as duas doses.