Evento discute assistência materno-infantil no município

26 de julho de 2013 • Coordenação DAF

Promovido pelo Pacto de Combate à Mortalidade Infantil de Piracicaba, o evento “A Importância da Rede de Atenção à Saúde na Contribuição da Melhoria da Assistência Materno-infantil”, realizado na tarde de ontem no anfiteatro do Centro Cívico, reuniu 250 profissionais das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, além de representantes dos hospitais e de entidades.

Coordenador do pacto, o pediatra Rogério Tuon destacou a importância da discussão do tema e da somatória de esforços para o combate da mortalidade infantil no município. “É muito importante essa presença de todos os segmentos de nossa rede municipal de saúde e dos parceiros, pois apenas com o esforço de todos é que iremos conseguir manter os números cada vez mais baixos e cuidar cada vez melhor de nossas gestantes”, disse.

Durante o evento, Tuon falou sobre a mortalidade infantil e sua causualidade e lembrou a importância do compromisso de todos para a redução da taxa de mortalidade.

Coordenador do CESM (Centro Especializado em Saúde da Mulher), o médico Evandro Pessotti, falou sobre as causas da prematuridade e destacou que além da questão da saúde é preciso atenção com questões socioeconômicas e culturais que muitas vezes envolvem a gravidez de uma parcela da população.

Convidada pelo pacto, a médica Tereza Setsuko Toma, diretora do Núcleo de Análise e Projetos de Avaliação de Tecnologias da Saúde do Instituto da Saúde de São Paulo, falou aos presentes sobre prematuridade e aleitamentos materno.

Representando o prefeito Gabriel Ferrato, o vice-prefeito João Chaddad participou do evento ao lado da secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes Secamilli.

TREINAMENTO
O pacto inicia a partir de 1º de agosto um cronograma de capacitação dos profissionais da Rede de Atenção à Saúde da Gestante e da Criança. Durante um mês, os profissionais das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), PSFs (Programa Saúde da Família) e CRABs (Centros de Referência em Atenção Básica) serão requalificados sobre os temas relacionados à assistência materno-infantil.