Evento em comemoração à Semana da Enfermagem reuniu quase 300 pessoas

11 de Maio de 2018 • Romualdo Filho

A Secretaria de Saúde, por intermédio da Atenção Básica (AB), reuniu ontem (10/05), 10/05), no anfiteatro do Centro Cívico, quase 300 pessoas, entre enfermeiros, professores e alunos de enfermagem, para palestras alusivas o Dia Internacional da Enfermagem, comemorado oficialmente em 12 de maio.

O tema do encontro foi: Enfermagem, uma voz para liderar; a saúde é um direito humano. De acordo com a coordenadora de enfermagem da AB, Tatiana Bonini, em Piracicaba é grande número de profissionais auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros e instituições acadêmicas de formação profissional na área da enfermagem, “o que justifica a realização de um evento dessa natureza para a categoria, que deve se repetir anualmente”.

Na abertura, o prefeito Barjas Negri observou que é cidade é equipada de boas escolas técnicas e que elas servem de estímulo para a formação de enfermeiras. Disse também que o SUS atende 70% da população Brasileira e que no Estado de São Paulo a porcentagem entre público e privado se equilibra. “Em ambos os setores estão lá as enfermeiras desempenhando um papel fundamental à saúde da população”.

Barjas Negri destacou ainda que se dá muita importância ao médico, mas o sistema de saúde não funcionaria sem a retaguarda da enfermagem. “Em Piracicaba, nosso sistema de saúde público conta com mais de 100 postos de atendimento à população e em todos eles estão lá as enfermeiras fazendo o primeiro atendimento, os primeiros cuidados e as orientações aos pacientes”. Assim, agradeceu todas as enfermeiras da Rede de Saúde de Piracicaba.

O secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, falou com os participantes no período da tarde, agradecendo pelo sucesso do evento, pelo trabalho das enfermeiras e pela dedicação à profissão. Destacou também o fato de a cidade ter alcançado um bom resultado em relação à mortalidade infantil, abaixo dos dois dígitos, fazendo referência ao tema da mesa redonda sobre pré-natal de qualidade, que estava para começar. Disse ainda que o fato de Piracicaba ser um polo regional para súde aumenta a pressão sobre o município a cada dia e que todos os profissionais da rede, em especial as enfermeiras, devem estar preparados para esse desafio permanente.

Palestras

Foram realizadas duas palestras no período da manhã: “Trabalho sob pressão: como encontrar o equilíbrio emocional na correria do dia à dia”, ministrada pela coaching Damaris Alfredo, e “Sistematização da Assistência de Enfermagem”, com a dra. Thais Piai de Morais.

A parte da tarde foi marcada por uma mesa redonda para debater o tema “Os 10 passos para um pré-natal de qualidade”, com a participação de componentes do Grupo Matri Gaia, sob a coordenação da dra. Adélia Christiane Marques, da Rede Municipal de Saúde. Houve ainda homenagens e sorteio de brindes.

O evento foi organizado pela Prefeitura de Piracicaba, por intermédio do Departamento de Atenção Básica (DAB), da Secretaria de Saúde, com patrocínio da Faculdade Anhanguera e Banco Santander, e apoio cultural da empresa BCU, Espaço Tamara Furlan, Unimep. Matri Gaia, Águas do Mirante, Brigadero, Império dos Queijos e Mary Kay.