Farmacêuticos orientam sobre uso racional de medicamentos

3 de Maio de 2018 • Romualdo Filho

No Estado de São Paulo, metade dos casos de intoxicação ocorrem por uso indevido de medicamentos. O problema também é grave em âmbito nacional, onde são registradas duas intoxicações a cada hora pelo mesmo motivo. Ambos os dados são do Sistema Nacional de Informações Tóxico- Farmacológicas da Fundação Oswaldo Cruz (Sinitox-Fiocruz).

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio, foi criado para conscientizar a população quanto aos riscos à saúde que podem ser causados pela automedicação e pelo uso indiscriminado e sem orientação de medicamentos. O farmacêutico é o profissional de saúde mais acessível e capacitado que a população pode recorrer para tirar dúvidas sobre prescrições ou sobre o uso de medicamentos.

Para enfatizar a importância do uso racional de medicamentos, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), em parceria com a Secretaria de Saúde promoverá uma ação de conscientização, orientação e serviços de saúde no Parque da Rua do Porto.

O conceito de uso racional de medicamentos é simples e importante. O medicamento, para fazer o efeito desejado, deve sempre ser prescrito para o paciente por um profissional de saúde habilitado; deve ser usado de acordo com o indicado na prescrição; nos horários corretos, na quantidade receitada e no período de tempo recomendado. Se o paciente tiver alguma dúvida sobre o uso do medicamento ou sobre a prescrição, o farmacêutico pode e deve ser consultado.

Farmacêutico Na Praça

A população que passar pelo local terá acesso gratuito a diversos serviços como orientação farmacêutica sobre o uso de medicamentos, formas corretas de armazenamento e informações sobre medicamentos gratuitos (SUS).

Data: 5 de maio (sábado)

Evento: Farmacêutico na Praça

Local: Parque da Rua do Porto

Horário: 9h – 13h

Atendimento gratuito e aberto a população

Sobre o CRF-SP

Entidade responsável pela habilitação legal do farmacêutico para o exercício de suas atividades, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo é a maior entidade fiscalizadora de estabelecimentos farmacêuticos do país, com mais de 80 mil fiscalizações anuais em farmácias, drogarias, hospitais, indústrias, laboratórios, transportadoras e outros e cerca de 60 mil profissionais inscritos.