Farmácia municipal da Vila Rezende recebe o nome de Zezinho da Farmácia

26 de julho de 2018 • Romualdo Filho

A farmácia municipal da Vila Rezende recebeu ontem (25/08) o nome de José Arantes de Carvalho, o Zezinho da Farmácia. A homenagem, fruto de propositura do vereador Laércio Trevisan, contou com a presença de familiares e amigos. O prefeito Barjas Negri disse se tratar de uma relevante homenagem por todo o serviço social que ele prestou à cidade. “E seu nome fica, assim, imortalizado”.

O prefeito recordou ainda que a família do homenageado morava perto de sua casa e passou muitos anos de sua infância e juventude convivendo com seus irmãos, com os quais estabeleceu fortes laços de amizade. “Ele passou, mas ficou o nome e o legado. Por muitos e muitos anos a cidade vai preservar na memória o nome desse grande homem”.

“Um trabalho cotidiano de solidariedade, muito importante para a cidade. Era o doutor Zezinho, homem bondoso, que só pensava em ajudar as pessoas. Se não tinha recursos e precisasse de um remédio, era só procurar o Zezinho. Por isso ele ficou conhecido como o Doutor dos Pobres”, recordou o secretário de Saúde dr. Pedro Mello.

Marise Arantes de Carvalho Paulilo, filha de Zezinho disse que seu pai viveu aquilo que acreditava. “Tenho certeza de que ele está grato e feliz com esta homenagem, porque a farmácia era a vida dele”, observou. Padre Jorge, que realizou a bênção da unidade, destacou que a homenagem faz justiça ao grande homem “que sempre atendia a todos com seu coração magnânimo”.

Ao justificar sua propositura, o vereador Laércio Trevisan destacou que, quando se trata da Vila Rezende, nenhum piracicabano deixa de conhecer o Zezinho da Farmácia e o Padre Jorge. “São cidadãos prestantes, que fazem parte da história da cidade”.

HOMENAGEADO – José Arantes de Carvalho, conhecido como Zezinho da Farmácia, nasceu em Monte Aprazível (SP). Seu primeiro trabalho, na cidade de Tupã (SP), foi como auxiliar de farmácia. Em 1946, mudou-se para Piracicaba e, em 1954, adquiriu a farmácia Nossa Senhora Aparecida. Anos depois, montou a farmácia Droga Vila, na Vila Rezende, onde atuou por mais de 50 anos. Com seu conhecimento e o dom da caridade, Zezinho dedicou sua vida a ajudar ao próximo, como membro da Loja Maçônica e de diversas outras entidades sociais, entre elas a Creche Ada Dedini e Rotary Clube. Zezinho faleceu em 4 de setembro de 2016.