.: Fisioterapeutas recebem treinamento para atender pacientes com coronavírus

24 de julho de 2020 • Romualdo Filho

O Departamento de Fisioterapia da Santa Casa de Piracicaba realizou capacitação de fisioterapeutas da rede municipal de saúde, que prestarão assistência aos pacientes internados por COVID-19 na UPA-Piracicamirim.

Segundo a coordenadora do Departamento de Fisioterapia do Hospital, Maura Rigoldi Simões, a parceria deve-se ao alto grau de capacitação das equipes da Santa Casa e à grande demanda assistencial aos pacientes portadores de COVID-19 no município. “Isso porque o fisioterapeuta é um profissional necessário para atuar na equipe multidisciplinar”, considerou a fisioterapeuta.

Para o secretário de saúde dr. Pedro Mello, “a formação partilhada e a troca de conhecimento técnico entre profissionais são de fundamental importância para a melhoria da qualidade dos serviços de toda a rede de saúde do município, especialmente neste período de pandemia. Nossos agradecimentos, portanto, à diretoria da Santa Casa, a todos os profissionais que colaboraram para que esse treinamento fosse um sucesso, e pelo acolhimento em alto estilo”, disse.

O treinamento ocorreu nos dias 15, 23 e 24 de julho com o objetivo de contribuir para a capacitação desses profissionais para a assistência respiratória dos pacientes. Foram tratados temas relacionados à anatomia e fisiologia do sistema respiratório e mecânica respiratória, hemogasometria arterial e recursos terapêuticos.

Nos encontros foram abordados aspectos da ventilação mecânica teórica e prática para capacitar a equipe a manusear os novos respiradores entregues ao município pelo governo do Estado, bem como o protocolo de assistência respiratória para pacientes com COVID-19.

“Esse protocolo foi elaborado pelo Departamento de Fisioterapia e adequado à realidade da instituição, com base em artigos científicos e recomendações de órgãos competentes nacionais e internacionais”, explicou Maura.

Segundo Maura, com o treinamento, é possível manter o alinhamento das condutas, ampliando as chances de sucesso nos resultados, sobretudo em relação à redução da mortalidade na região. “A equipe treinada está apta a garantir assistência a pacientes com quadro leve da doença, até aqueles que apresentam a versão mais grave da doença e precisam de ventilação mecânica”.

Além dos pacientes graves, a equipe de Fisioterapia também presta atendimento aos pacientes internados com sintomas mais leves. A eles é oferecido também um folder com orientações para exercícios que podem ser feitos inclusive após a alta hospitalar, sempre com o intuito de minimizar o impacto da doença, especialmente sequelas que possam surgir após a cura.