Força-tarefa da Prefeitura realiza limpeza de curso d’água na comunidade Pereirinha

22 de novembro de 2022 • Felipe Poleti

A Prefeitura de Piracicaba iniciou hoje, 22/11, força-tarefa de limpeza de curso de águas pluviais na comunidade Pereirinha, no bairro São Jorge, por meio das secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), de Obras (Semob) e Defesa Civil. A ação integra a Semana Estadual de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti.

Força-tarefa entre Sedema, Semob e Defesa Civil iniciou hoje, 22/11, limpeza de curso d’água na comunidade Pereirinha, no São Jorge

Segundo Fernando Oliveira da Cruz, responsável pela divisão de Resíduos Sólidos da Sedema, o foco da limpeza é eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti – causador da dengue, zika e chikungunya – e também evitar o aparecimento de animais peçonhentos como escorpiões, cobras e aranhas.

“Esta atividade vai percorrer toda a comunidade pelos próximos dez dias. A remoção dos inservíveis e dos entulhos encontrados nesta região é complexa devido ao espaço que as máquinas têm para fazer o serviço, por isso, estamos com uma escavadeira para o trabalho mais pesado e uma miniescavadeira bobcat para entrar nos lugares mais difíceis. A limpeza ajuda a acabar com a água empoçada, evitando a proliferação do Aedes Aegypti. Já retiramos lixo, entulho e até móveis do curso d’água, que corta a comunidade Pereirinha em toda sua extensão”, explica.

Objetivo é retirar o acúmulo de entulho, lixo e demais resíduos, que ocasionam no empoçamento da água, se tornando criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

Em Piracicaba, a Semana Estadual de Combate a Dengue é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), vinculado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). As ações seguem até o próximo sábado, 26/11.

PREVENÇÃO – O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura.