Hemonúcleo precisa dobrar o volume de sangue coletado diariamente para manter os estoques

20 de julho de 2018 • Romualdo Filho

O Hemonúcleo Piracicaba, em parceria com a Prefeitura e Associação Eu Tô na Fé, começa na segunda-feira, 23 de julho, campanha regional de doação de sangue para garantir o equilíbrio do estoque regulador ao longo do ano. O slogan é: Doe Sangue. É muito amor n veia. Faça o bem sem olhar a quem!. Os interessados em participar devem comparecer na Santa Casa, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13 horas. No sábado, 28, último dia da campanha, das 7h30 às 12 horas.

Em períodos de féria e de inverno as doações costumam cair e há o risco de faltar songue em casos de maior demanda. Mensalmente, o Hemonúcleo Piracicaba recebe em média 1000 a 1200 doadores, equivalente a 35/40 bolsas diárias. Mas o ideal para abastecer toda a região seria uma média de 60 a 80 doadores por dia, uma vez que o consumo médio é de de 70 bolsas diárias.

De acordo com Kelly Cristina Borges, assistente social do Hemonúcleo Piracicaba, o estoque muda de um dia para o outro e essa oscilação ocorre em decorrência da demanda. “Depende do número de cirurgias, acidentes, e intercorrências que necessitam de transfusões e que nem sempre podem ser previstas”, afirma.

Quando há situações de urgências, portanto, é necessário que o sangue esteja disponível. “O concentrado de plaquetas, por exemplo”, explica Kelly, “dura apenas 5 dias e, desta forma, dependendo da demanda, em apenas alguns dias podemos ter uma situação preocupante caso as doações não acompanhem a distribuição”. Por esse motivo, continua a técnica, “as doações precisam ocorrer de forma regular e não somente em períodos emergenciais”.

As ações do Hemonúcleo Piracicaba de captação de doadores são desenvolvidas com frequência e o objetivo é estimular as doações espontâneas, assim como fidelizar os doadores. “A doação de sangue deve ser encarada como um compromisso social, tornando-se um hábito. As ações voltadas para estimular as doações de sangue devem ser realizadas sempre em direção a essa meta, visualizando este ato como parte de uma cultura”, enfatiza a assistente social.

Além do dia a dia, aos sábados o Hemonúcleo Piracicaba realiza coletas externas. O cronograma das coletas externas pode ser verificado na página do facebook e instagram: hemonucleo de piracicaba ou pelo telefone: 3422-2019.