SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Informações Atualizadas sobre Febre Amarela

6 de março de 2018 • Leandro Bollis
Quem precisa tomar a vacina:
1.  Pessoas que moram na zona rural de Piracicaba ou se deslocam com frequência para essa área;
2.  Quem vai viajar para as cidades que estão nas áreas endêmicas, ou ainda, quem vai fazer viagem internacional, para países que exigem a vacina.
2.  Vale observar que a vacina precisa ser tomada dez dias antes da viagem, tempo necessário para a imunização.
Quem pode tomar a vacina?
1.  Bebês, após os 9 meses e pessoas até os 60 anos podem ser vacinadas.
2.  A pessoa a partir dos 60 anos que tenha boa saúde, não tenha sido vacinada, e, precise viajar para uma zona de perigo, poderá tomar a vacina. Entretanto, é preciso antes de qualquer decisão, procurar um médico, pois ele poderá esclarecer qualquer dúvida e avaliar o paciente.
3.  As crianças que foram vacinas contra sarampo, rubéola, caxumba ou catapora, devem aguardar um período de 4 semanas para tomar a vacina contra a febre amarela, pois as doenças citadas acima são de vírus atenuados e vivos.
Quem não pode tomar a vacina?
1.  A vacina é proibida para bebês com menos de 6 meses, o único meio de protegê-los é através de mosqueteiros. Também recomenda-se o uso de telas e repelentes de tomadas, porém, é fundamental que essa tomada com o dispositivo esteja com a distância de no mínimo 2 metros do berço.
2.  A vacina é contraindicada para dois tipos de mulheres: As gestantes e as que amamentam crianças menores de 6 meses, todavia, sob liberação médica, pode surgir algumas exceções.
3.  Existe também contraindicação para aqueles que possuem imunossupressão, causadas por doenças ou medicamentos, e também por alergia à gelatina, proteína do ovo e o antibiótico eritromicina.
(Segue abaixo lista de postos de saúde que aplicam a vacina. As senhas são entregues até meia hora antes de encerrar o tempo estabelecido para o serviço).
Observação para obtenção do certificado de vacinação para viagem internacional:
Para quem vai fazer viagem internacional e precisa do “Certificado Internacional de Vacinação”, entrar no site www.anvisa.gov.br/viajante, realizar o “pré-cadastro” e depois comparecer à UBS Independência, situada na Rua Pedro Chiarini, 144 – de segunda-feira ou sexta-feira, das 13h às 15 horas e levar: a carteirinha de vacinação, com a dose da vacina febre amarela registrada, os documentos pessoais com foto e comprovante de endereço. A emissão do certificado é feita apenas para residentes em Piracicaba, com comprovante de viagem internacional.
‹ voltar