SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Intensificação da campanha contra a gripe na Zona Rural será neste sábado (19/05)

18 de maio de 2018 • Romualdo Filho

Neste sábado (19/05), a campanha de vacinação contra a gripe será intensificada na Zona Rural. 5 unidades de saúde e 12 equipes volantes vão atender os grupos prioritários (ver lista abaixo) definidos pelo Ministério da Saúde (MS) em pontos estratégicos – 45 pontos, cobrindo todas as regiões. Outros três postos volantes também estarão disponíveis na Zona Urbana (ver lista abaixo). O horário de funcionamento será das 8h às 17 horas.

Balanço da Vigilância Epidemiológica (VE) sobre o desempenho da campanha de vacinação contra a gripe em Piracicaba, até o dia 16 de maio, confirma cobertura de 44,11% do público-alvo. Foram vacinadas 43.322 pessoas.

Os grupos de maior cobertura são de idosos, que receberam 25.986 doses; uma cobertura de 56,22%; foram imunizados também 5.960 profissionais da saúde, com cobertura de 48,61, além de 4.166 pessoas com alguma comorbidade, entre outros.

De segunda a sexta-feira, 68 unidades da Atenção Básica estão atendendo na zona urbana, sendo nos CRABs (exceto CRAB da Paulista) e UBSs, das 8h às 15 horas e USFs, das 8h às 16 horas. A campanha oficial, que iniciou no dia 23 de abril, vai até 1 de junho.

A recomendação da Secretaria de Saúde é que as pessoas que ainda não se protegeram, que procurem os postos de saúde o mais rápido possível, pois com a chegada do inverno a tendência é aumentar os casos de doenças respiratórias. A vacina é a maior garantia de proteção contra a gripe e suas complicações. A gripe é uma doença que pode matar, principalmente crianças, idosos, gestantes e doentes crônicos; pode predispor à pneumonia e agravar outras doenças, como enfisema pulmonar.

Para o secretário de Saúde, dr Pedro Mello, a campanha de vacinação contra a gripe é muito importante “para que a população possa se prevenir e evitar maiores complicações com a saúde, preservando assim a saúde de toda a família, principalmente nesse período do ano (outono/inverno) em que o vírus da doença está em maior circulação no país”.

Grupos Prioritários:


1. Crianças de seis meses a menores de cinco anos;

2. Gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional;

3. Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto;

4. Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;

5. Professores: todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas;

6. Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

6. Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

7. População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

8. Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade, (conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas). A vacinação deste último grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação ou apresentação da receita com o nome dos medicamentos que faz uso.

Quem não pode ser vacinado:

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, após ingestão de ovo de galinha e a qualquer componente da vacina.

Como se prevenir:

Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
• Evite tocar a boca e o nariz.
• Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.
• Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
• Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
• Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.

A doença
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Postos que estarão abertos neste sábado (19/05) em toda a Zona Rural da cidade:

‹ voltar