Mais de 100 pessoas participam dos dois dias da 10ª Conferência de Saúde

6 de dezembro de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto e Fotos: Felipe Poleti/CCS

Aconteceu no fim de semana, dias 4 e 5/12, a 10ª Conferência Municipal de Saúde que trouxe como tema Saúde: Novo Contexto, Novos Rumos – Atenção Primária à Saúde Frente ao Novo Normal. Mais de 100 pessoas participaram do evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde. Durante os dois dias houve debates sobre propostas apresentadas para melhorar o SUS (Sistema Único de Saúde), a partir da atenção primária (básica), como foco em ações a serem realizadas nos próximos quatro anos.

Participaram da abertura oficial o prefeito Luciano Almeida, o secretário de Saúde, Filemon Silvano, o subsecretário de Saúde, Augusto Muzilli Jr., o presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta, o deputado estadual Alex de Madureira, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Milton Costa, Regiane Portes, diretora técnica da DRS-X Piracicaba e o coordenador geral da 10ª Conferência Municipal de Saúde, Moisés Taglietta. Após a abertura, houve uma palestra com o tema A Estratégia Saúde da Família como Garantia de Acesso, Prevenção e Promoção à Saúde, ministrada por José Isaías Costa Lima, mestre em direito da Saúde e secretário-adjunto de Saúde de Praia Grande.

Prefeito Luciano Almenda participou da abertura da 10a Conferência de Saúde de Piracicaba

O prefeito Luciano Almeida falou sobre os desafios que o “novo normal” decorrente da pandemia da Covid-19 está trazendo ao sistema público de saúde. “Temos que ser mais eficientes com menos custo. Hoje temos que tratar a atenção básica como prioridade, pois é ali que fazemos o trabalho preventivo no sentido de que a população tenha menos agravos das doenças e assim a necessidade da utilização de hospitais com o atendimento de média e alta complexidade. Os planos devem ter ações emergenciais, de curto prazo, mas são as ações de médio e longo prazo que trarão o resultado necessário para não deixar a qualidade da saúde em nossa cidade cair. Não será fácil, mas vamos conseguir. O primeiro passo está sendo dado hoje, com a Conferência de Saúde”, destacou.

José Isaias ministrou a palestra de abertura da 10ª Conferência de Saúde de Piracicaba

O secretário de Saúde, Filemon Silvano, aproveitou a oportunidade para agradecer os profissionais de saúde. “A pandemia nos mostrou fragilidades do nosso sistema, mas os profissionais também mostraram que são capazes de superar as adversidades. Todos merecem nosso reconhecimento e elogio no enfrentamento da pandemia. Não podemos deixar de destacar que, com a experiência da pandemia, poderemos criar programas e ações de prevenção mais eficazes para atender a população por meio da prevenção. A conferência deste ano tem essa finalidade”, afirmou.

Secretário de Saúde Filemon Silvano agradeceu a participação da população nas discussões da conferência deste ano

De acordo com o coordenador geral da Conferência, Moisés Taglieta, os delegados e participantes vieram focados para o trabalho de discutir a saúde de forma ampla. “Tivemos uma palestra cativante sobre o tema da conferência e que colaborou muito para as discussões e debates que ocorreram de forma organizada e muito mais ágil do que poderíamos prever, com participantes e delegados focados naquilo que era discutido. O trabalho em grupo foi tão produtivo fazendo com que a plenária também ocorresse de forma rápida e tranquila. A contribuição de todos neste ano foi excepcional”, disse.

Plenária de domingo aconteceu no anfiteatro do Centro Cívico

Taglietta lembrou que, se olharmos para o conjunto de diretrizes aprovadas, as propostas se enquadram em toda e qualquer ação de saúde que acontece no município. “A partir de agora, tudo o que foi discutido e aprovado na conferência vai nortear as ações da Saúde nos próximos quatro anos, com a discussão de objetivos e metas que comporão o Plano Municipal de Saúde para os anos de 2022 a 2025, e a cada ano teremos a programação anual de saúde baseada nas ações aprovadas pela conferência”, completou.