Mais de 89 mil kg de roupas foram lavados na Lavanderia Hospitalar

26 de outubro de 2012 • Coordenação DAF

A Secretaria Municipal de Saúde fechou hoje (25) balanço do trabalho da Lavanderia Hospitalar, que funciona desde novembro de 2011. De acordo com a enfermeira responsável pela coordenação da lavanderia, Fátima Serafim, até setembro de 2012 foram lavados 89.195 quilos de roupas, entre toalhas de banho e rosto, lençóis de cama e berço, fronhas, aventais e outros.

O novo serviço foi idealizado pelo secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, com o objetivo de garantir melhorias nos atendimentos de saúde pública de Piracicaba. Segundo o secretário, este é mais um serviço que deu certo na rede, garantindo roupas sempre limpas e higienizadas.

O serviço atende as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA): Vila Cristina, Vila Sônia, Vila Rezende e Piracicamirim, Central de Ortopedia e Traumatologia (COT), Centro de Doenças Infecto-Contagiosas (Cedic), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Policlínica de Santa Terezinha, Centro de Diagnostico por Imagem (CDI), Centro Especializado em Saúde da Mulher (CESM) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Bela Vista.

Fernando Cárdenas explicou que foram compradas duas lavadoras com capacidade para lavar 50 quilos cada uma e duas centrifugas também com a mesma capacidade (50 kg). Além disso, foram adquiridas duas secadoras de aquecimento elétrico, com suporte para 30 quilos e uma calandra (passa roupas).

“A ativação desse serviço permite melhor acomodação dos pacientes do Sistema Único de Saúde que por ventura precisem de internação nas unidades. A lavanderia hospitalar aperfeiçoa a qualidade dos serviços prestados e acolhe melhor a nossa clientela”, completou o secretário.

A Secretaria de Saúde também fez a compra de novos “enxovais” para as unidades, e a distribuição varia de acordo com a demanda de cada unidade. Porém, com a nova compra é possível manter um estoque de aproximadamente três dias e acomodar aproximadamente 130 leitos.

Lavanderia Hospitalar da Secretaria de Saúde

Rua Dino Bueno, nº 565.