Ministério da Saúde autoriza implantação de CAPS Infantojuvenil e Álcool e Droga (AD)

13 de dezembro de 2019 • Romualdo Filho

O Ministério da Saúde habilitou o Município de Piracicaba para receber o incentivo de R$ 80 mil para a implantação de dois Centros de Atenção Psicossocial: o CAPS Infantojuvenil e o CAPS AD (Álcool e Droga), sendo R$ 30 mil para a primeira unidade e R$ 50 mil para a segunda. A Portaria 3.163 foi publicada no Diário Oficial d União (DOU) nesta terça-feira (10/12).

Ambas as unidades funcionam hoje como ambulatórios e aguardavam o reconhecimento do MS para que fossem reformuladas e ganhassem denominação oficial de CAPS. Após a implantação, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde, elas passarão a receber mensalmente recursos federal para custeio.

No SUS Municipal, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) recebe do Ministério da Saúde apenas um incentivo mensal de R$ 53.580,21 para o funcionamento da Residência Terapêutica e o CAPS Bela vista. As demais unidades são subsidiadas exclusivamente com recursos municipais.

“Agora, com o reconhecimento dessas duas unidades da rede psicossocial, teremos recursos financeiros novos para melhorar ainda mais nossa rede. A decisão do Ministério da Saúde é uma demonstração clara do bom trabalho que temos desenvolvido para esta população tão sensível e que necessita de atendimentos especiais”, explicou o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello.

A RAPS conta com a seguinte estrutura e atendimento:

CAPS AD: Destinado ao atendimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas.
Endereço: Rua Moacir Corrêa, 155 – Campestre
Telefone: 3411-6520
Horário de Funcionamento: das 7h às 17 horas
Acolhimento de casos novos: segunda, quarta, quinta e sexta, das 7h às 11 horas e das 13h às 16 horas. Às terças, das 7h às 11 horas.

Ambulatório de Saúde Mental Vila Cristina: Atende a população da Região Oeste, que apresenta transtornos mentais severos e persistentes (transtornos neuróticos, psicóticos e ideação ou tentativa de suicídio). Ou transtornos devido ao uso problemático de substâncias psicoativas.
Endereço: Rua dr. Antônio Augusto de Barros Penteado, 422 – Jardim elite
Telefone: 3402-3028 e 3413-4285
Horário de Funcionamento: das 8h às 18 horas
Acolhimento de casos novos: Todos os dias das 7h às 13 horas.

CAPS Bela Vista: Atende a população da Região Centro, Sul e Leste, que apresenta transtornos mentais severos e persistentes (transtornos neuróticos, psicóticos e ideação ou tentativa de suicídio). Ou transtornos devido ao uso problemático de substâncias psicoativas.
Endereço: Rua Bela Vista, 665
Telefone: 3432-9964 | 3433-0312
Horário de Funcionamento: das 7h às 17 horas
Acolhimento de casos novos: segunda, terça, quinta e sexta, das 7h às 11 horas e das 13h às 16 horas.. Às quartas, das 13h às 16 horas.

Ambulatório de Saúde Mental Vila Sônia: Atende a população da Região Norte, que apresenta transtornos mentais severos e persistentes (transtornos neuróticos, psicóticos e ideação ou tentativa de suicídio). Ou transtornos devido ao uso problemático de substâncias psicoativas.
Endereço: Rua Dino Bueno, 565
Telefone: 3415-3343
Horário de Funcionamento: das 7h às 17 horas
Acolhimento de casos novos: segunda, quarta, quinta e sexta, das 7h às 11 horas e das 13h às 16 horas.. Às terças, das 13h às 16 horas.

CAPS Infantojuvenil: Atende crianças e adolescentes até 18 anos, em sofrimento psíquico intenso, decorrente de acometimento por transtornos mentais graves e persistentes ou devido ao uso problemático de substâncias psicoativas.
Endereço: Rua XV de Novembro, 2.517
Telefone: 3434-4732 e 3426-3808
Horário de Funcionamento: das 7h às 17 horas
Acolhimento de casos novos: segunda, quarta, quinta e sexta, das 7h às 11 horas e das 13h às 16 horas.. Às terças, das 7h às 11 horas.

Casa das Oficinas: Oficina de geração de renda, aberta aos usuários da Rede de Saúde Mental.
Endereço: Rua Jane Conceição, 1738 – Paulista
Telefone: 3434-2210

Residência Terapêutica: Completa com 10 ex-moradores de hospitais psiquiátricos
Endereço: Rua Morais Barros, 1625 – Centro
Telefone: 3411-3707

Consultório na Rua: Oferece acesso à rede de saúde pública à população de rua.
Endereço: Avenida Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – 8º Andar – Centro Cívico – Chácara Nazareth.
Telefone: 3403-1261

RAPS: Com objetivo de ser uma alternativa ao modelo hospitalar de tratamento para pessoas com transtornos psíquicos ou decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas, essas unidades atendem pessoas que necessitam de acompanhamento intensivo, buscando o fortalecimento da autoestima, da cidadania e da reintegração com a família e a sociedade. As unidades fornecem, consultas médicas psiquiátrica, atendimentos psicoterápicos e atividades terapêuticas. Contam com equipe interdisciplinar e com acolhimento diário para casos novos.