SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Mutirão de saúde é realizado em unidades de saúde do município

3 de junho de 2019 • Leandro Bollis

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (01/06) mutirões de atendimento com médicos especialistas e exames de ultrassonografia para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir as filas de espera, beneficiando toda população, além de agilizar o atendimento ao público e facilitar a agenda de pessoas que têm dificuldades para ir às consultas durante a semana.

Os mutirões aconteceram no Centro de Especialidades Médicas (CEM), Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Clínica de Olhos e na Clinica Núcleo Tecnologia em Imagem, que possui contrato de prestação de serviço com a Secretaria de Saúde.

No CEM, foram 240 pacientes atendidos. Foto – Lorren Lima

O CEM ofertou 240 vagas de consulta previamente agendadas nas unidades de saúde, priorizando os casos de urgência solicitados. Segundo o auxiliar administrativo, Matheus Munhoz Rosa de Oliveira, só no primeiro período (das 7h às 8 horas) foram realizados aproximadamente 80 atendimentos. “No começo houve receio da população por ser mutirão, mas hoje grande parte prefere consultas aos sábados, por conta do trabalho e pelo fato de poder vir com acompanhante”, afirmou Oliveira.

Para o paciente Celso Caravella (55), que passou por gastroenterologista, a consulta em mutirão é mais rápida e oferece bom atendimento. “Fui bem encaminhado. Não faz uma hora que cheguei e já sou o próximo a ser chamado. Está dando tudo certo”, declarou.

Além das consultas especializadas de urologia, gastroenterologia, neurologia e ortopedia, também foi realizado mutirão de clínica geral na Unidade Básica de Saúde do Parque Piracicaba (Balbo), para pacientes que moram na Região Norte do município (Bosque dos Lenheiros, Vila Industrial e Mário Dedini).

Na Clínica de Olhos foram realizados 48 atendimentos para pacientes reclusos do regime semiaberto do Centro de Ressocialização de Piracicaba. De acordo com a enfermeira responsável, Simone Fuzatto, também será feito este mês o mutirão escolar para crianças na faixa etária dos 10 anos. “Mais de 40 crianças já foram triadas nas escolas”, explicou.

A Central de Relacionamento com os Usuários do SUS (Centrus) esclarece que todos os atendimentos realizado foram previamente agendados, pois já estavam na fila de espera.

* Texto de Lorem Lima (Revisado por Leandro Bollis)

‹ voltar