Novembro Azul oferece testes gratuitos à população neste sábado (10/11)

8 de novembro de 2018 • Leandro Bollis

Como parte da agenda de ações do município referentes ao Novembro Azul, acontece no próximo sábado (10/11), dentro do projeto “Um Olhar Azul Para a Vida!, na Praça José Bonifácio, das 9h às 12 horas, um circuito de atendimentos gratuitos à população para alertar os homens sobre a importância da prevenção em saúde e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O evento é realizado pelo Grupo Amigos do Diabetes, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais de Saúde e Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), com apoio do vereador Pedro Kawai (PSDB).

Ao chegar no local, o municipe preencherá um cadastro rápido para que possa ser encaminhada ao atendimento adequado: aferição de pressão, teste de glicemia e coleta de sangue para detecção de câncer de próstata (PSA) serão os procedimentos oferecidos. A população também poderá receber orientação nutricional, física e farmacêutica e ter acesso a material educativo.

Por parte da Secretaria de Saúde, participarão do circuito técnicos do Coordenadoria do Programa de Alimentação e Nutrição (CPAN), Clínica de Atenção à Denças Metabólicas (Cadme), Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), além de médicos da Residência Médica.

Para o secretário de Saúde dr. Pedro Mello, esse tipo de ação integrada e fortalecida pelas parcerias é muito importante para que a população tenha acesso direto a alguns serviços fundamentais na prevenção em saúde, como colesterol, glicemia, pressão e PSA. “Estes testes são indicadores para que as pessoas possa se orientar e adequar seu estilo de vida, com práticas de esportes e reeducação alimentar, para se ter uma saúde mais equilibrada e saudável”, explicou.

De acordo com o vereador Pedro Kawai, a iniciativa começou pequena e vem crescendo a cada ano. “estamos agregando mais valor. Neste ano, aceitamos o desafio de organizar o evento em um espaço maior e de mais fácil acesso ao público”, disse.

Em sua quarta edição, o Novembro Azul conta ainda com apoio da Faculdade Anhanguera, da Drogal, do Hospital Fornecedores de Cana, da Etec (Escola Técnica Estadual) “Coronel Fernando Febeliano da Costa” e do Lions Clube Piracicaba.