Núcleo de Bem-Estar Animal realiza Tutor de Responsa no sábado, 10/09, no Bosques do Lenheiro

8 de setembro de 2022 • Felipe Poleti

A Prefeitura, por meio do Núcleo de Bem-Estar Animal (NBEA), realiza no sábado, 10/09, das 8h às 11h, mais uma edição do Tutor de Responsa, desta vez no bairro Bosques do Lenheiro. A equipe do Núcleo estará no PSF do bairro realizando trabalho de conscientização sobre posse responsável e ainda fazendo agendamentos para castração de cães e gatos dentro do projeto CastraFácil.

A participação dos munícipes no Tutor de Responsa é de suma importância, porque esse projeto foca na parte de orientação e educação sobre castração, sobre a importância da castração. Então nosso objetivo é dialogar com a população e também realizar o agendamento dos animais que vão ser castrados no próximo CastraFácil. O poder público está atuante nesta parte educacional porque precisamos prevenir o abandono de novos animais no município, tanto cães quanto gatos. Por isso, os animais devem ser castrados, em especial as fêmeas. A castração é um assunto importante”, destaca o coordenador do Núcleo, Matheus Santos.

Tanto o Tutor de Responsa quanto o CastraFácil são programas que atuam concentrados diretamente nos bairros Mário Dedini, Bosques do Lenheiro e Jardim Gilda, visando a esterilização de animais pelo método de saturação, além de oferecer conscientização sobre posse responsável.
O método de saturação tem como objetivo realizar a castração de 100% dos animais dessas regiões para, assim, sanar todos os problemas decorrentes da procriação desenfreada, que gera como consequência, o aumento de casos de maus tratos e abandono.
Para os tutores que não tenham condições de levar o animal até o NBEA, a Prefeitura vai disponibilizar o sistema de leva e traz para que todos animais sejam transportados até o centro cirúrgico do NBEA na data agendada.

SERVIÇO – Tutor de Responsa, sábado, 10/09, das 8h às 11h, no PSF do Bosques do Lenheiro II (rua Pau Brasil, 326).