SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Número de castrações cresce 75% em dois anos

6 de dezembro de 2018 • Leandro Bollis

Nos últimos dois anos, houve crescimento de 75,3% no número de animais domésticos castrados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde. De janeiro a dezembro de 2016 foram atendidos 2.343, entre cães e gatos. No ano passado esse número saltou para 3.728, enquanto este ano o serviço alcançou 4.108. Em relação a 2017, houve um crescimento de 10%.

 

O volume equivale a uma média de 25 castrações por dia, realizadas no centro cirúrgico do Canil do CCZ. De acordo com Paulo Lara, médico veterinário e coordenador do serviço, o bom desempenho está relacionado diretamente à conscientização da população, que busca o serviço via SIP 156 ou por meio de ONGs protetoras, que trabalham em parceira com o poder público. “Com esse trabalho conjunto vamos chegar ao nosso objetivo, que é diminuir o abandono e proporcionar o bem estar dos animais”, disse.

 

Para 2019, além da ampliação do número de castrações e o fortalecimento das parcerias, o CCZ está elaborando um plano de trabalho que vai aproximar ainda mais o serviço dos bairros que mais precisam de atenção. Essa relação deve ser estreitada pela Unidade de Saúde da Família (USF) de cada bairro. “Vamos castrar os animais que vivem soltos, evitando assim a proliferação descontrolada”, explicou Paulo Lara.

 

De acordo com o especialista, este ano foi realizada uma experiência bem sucedida com a USF Jardim Vitória nesse sentido e que deve ser ampliada. “Os Agentes Comunitários de Saúde conhecem muito bem a realidade dos bairros em que atuam, o que facilita identificar os animais de rua e seus respectivos donos, para que esses cães e gatos sejam encaminhados ao centro cirúrgico do CCZ para a esterilização”, concluiu.

 

O Centro de Controle de Zoonozes fica na rua dos Marins, s/n, bairro Jupiá. As castrações podem ser solicitadas via SIP 156, sempre na última semana de cada mês, das 8h às 17 horas. Na segunda feira, o agendamento é exclusivo para cães. No dia seguinte, terça-feira, só para gatos. Mais informações: (19) 3427-2721.

 

‹ voltar