Obras da UPA Vila Cristina seguem em ritmo acelerado

10 de junho de 2019 • Romualdo Filho

A construção da nova UPA Vila Cristina, realizada pela Prefeitura de Piracicaba, segue em ritmo acelerado. Com uma equipe de 42 profissionais, entre eles pedreiros, encanadores, eletricistas e gesseiros, a unidade é construída em etapas, com várias frentes de trabalho. O setor de leitos (masculinos e femininos) está na fase de acabamento interno, com contrapiso e preparação para instalação do piso granilite e azulejos. O setor de atendimento, que abrigará salas de raio-x, consultórios e sutura, está na fase de concretagem do piso. A recepção já teve a fundação concretada para iniciar a alvenaria.

A nova UPA Vila Cristina é construída na rua Dona Anésia, atrás do Supermercado Dia, no Jaraguá. A unidade terá acesso facilitado pelas avenidas Raposo Tavares, Antônio Mendes de Barros, Abel Francisco Pereira e Madre Maria Cecília.

Com investimento total de R$ 4,8 milhões – R$ 4 milhões do Governo Federal e o restante (R$ 800 mil), contrapartida da Prefeitura – a UPA tem previsão de entrega para o segundo semestre deste ano. O montante federal é resultado do trabalho do senador José Serra (PSDB). A empresa responsável pelos serviços é a Construtora Quality Ltda.

Considerada um empreendimento moderno, a unidade terá 10 consultórios e 52 leitos. Além da infraestrutura básica para separar adultos de crianças, haverá brinquedoteca e fraldário. A unidade, com mais de 2,3 mil metros de área construída, terá capacidade para atender a população das regiões da Vila Cristina, São Jorge, Jaraguá, Pauliceia, Novo Horizonte/Santa Fé, Parque dos Eucaliptos e zona rural.

RAIO-X DA OBRA

Área de terreno: 4.153,87 m²
Área de construção: 2.367,82 m²
Número de leitos: 52*