SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Outubro Rosa contará com atividade de promoção à saúde da mulher e prevenção ao câncer

30 de setembro de 2019 • Romualdo Filho

Todas as unidades de saúde da Atenção Básica vão desenvolver em Piracicaba, a partir da próxima terça-feira (01/10), atividades de orientação, promoção da saúde e prevenção ao câncer feminino. Ações que serão intensificados durante todo o mês de outubro, na campanha internacionalmente denominada Outubro Rosa, realizada anualmente pela Secretaria de Saúde.

Em cada unidade, mulheres serão convidadas a realizar o rastreamento de câncer de colo de útero (papanicolau) e mama (mamografia de rastreamento e diagnóstica, se necessária), ambos os exames com livre demanda e agendamento. Serão realizadas rodas de conversa na sala de espera de consultas médicas, de enfermagem, dentre outras atividade em planejamento.

A Carreta de Diagnóstico de Câncer de Mama, do Hospital Ilumina, estará na Estação da Paulista, no período de 9 a 31/10, das 7h30 às 18 horas, realizando mamografia de rastreamento em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, sem agendamento prévio, munidas de solicitação (médica ou de enfermeiro). Será realizada também rastreio de câncer de boca. As mamografias diagnósticas poderão ser realizadas em outras faixas etárias mediante pedido médico. O objetivo é diagnosticar precocemente os casos da doença, uma vez que na fase inicial as chances de cura são de aproximadamente 95%.

OUTUBRO ROSA – O mês de outubro é internacionalmente dedicado à campanha ‘Outubro Rosa’. Trata-se de uma movimentação que envolve diversos setores da sociedade em prol da luta contra o Câncer de Mama e na promoção da saúde da mulher.

A campanha é realizada ao redor do mundo desde a década de 90. O movimento teve início quando a “Fundação Susan G. Komen for the Cure” lançou o laço na cor rosa e distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura realizada em Nova York (EUA). O laço representa a luta contra o câncer e até hoje é utilizado como símbolo nas campanhas.

Esse movimento serve para estimular a participação popular no controle do câncer de mama e compartilhar informações sobre a doença, além de promover a conscientização com o objetivo de melhorar o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

O que é o Câncer de Mama?
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama formando um tumor. Existem tipos diferentes da doença tendo velocidades variadas de desenvolvimento.

A doença é o segundo câncer mais comum entre as mulheres, perdendo, apenas, para o câncer de pele. No Brasil estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama nos anos de 2018 e 2019. Em 2015 ocorreram 15.403 óbitos pela doença no país. Em Piracicaba o número absoluto de óbitos de mulheres no período de 2015 a 2018 foi: 181 casos relacionados à neoplasia de mama: e 29, à neoplasia de colo de útero.

Apesar do cenário preocupante, o câncer de mama tem grandes chances de cura se descoberto precocemente. Além disso, há ações e fatores que podem auxiliar na prevenção.

Autoconhecimento é importante.
Apesar de a campanha ser realizada há mais de 20 anos, ainda há bastante informação que precisa chegar ao público, reforçando e fortalecendo as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama, desmistificando conceitos em relação à doença.

O método indicado para a descoberta ainda é a mamografia (a partir dos 50 anos) e o autoconhecimento ao longo da vida.
A mamografia é um exame que auxilia no diagnóstico precoce e no rastreio do câncer. É importante dizer que esse exame não previne a doença. A prevenção do câncer de mama está relacionada à prevenção de fatores de risco que aumentam a chance de ter a doença.

Fatores de Risco
De acordo com o INCA, a idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos), mas não é o único. Obesidade e sobrepeso após a menopausa, o sedentarismo, o consumo de bebida alcoólica e a exposição frequente a radiações ionizantes, são alguns fatores e que estão relacionados diretamente aos hábitos de vida. O último fator inclui, também, a própria mamografia, quando indicada para as mulheres sem sinais, sintomas e sem história da doença anualmente, como ocorre em alguns casos.

Há, ainda, alguns fatores que não envolvem questões comportamentais, como os fatores da história reprodutiva e hormonal, além dos genéticos e hereditários. Primeira menstruação antes dos 12 anos, não ter amamentado, primeira gravidez após os 30 anos e uso de contraceptivos hormonais são alguns dos fatores da história reprodutiva e hormonal. Quanto aos genéticos e hereditários, alguns apontados são os casos de câncer de mama e de ovário na família e alterações genéticas.

É importante ressaltar que se a mulher tiver mais de um desses fatores não significa, necessariamente, que terá a doença. Além disso, algumas evidências científicas sustentam que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a mudança de hábitos diários saudáveis.

Prevenção
Hábitos de vida saudáveis são as maiores indicações quando o assunto é prevenção. A prática de exercícios regulares, alimentar-se adequadamente e manter o peso dentro do que é indicado pelos profissionais de saúde são algumas das formas de se prevenir. Além disso a amamentação é considerada fator de proteção e, por isso, pode ajudar a prevenir a doença.

Estudos relacionam que alguns alimentos podem aumentam o risco da doença ao longo dos anos como carnes vermelhas, principalmente processadas, excesso de gordura na dieta e consumo excessivo de álcool, por exemplo.

Dietas com maior volume de vegetais e especialmente de frutas, consumo de alimentos rico em fibras e a escolha de melhores fontes de carboidratos com baixo índice glicêmico sugerem proteção e prevenção para o desenvolvimento deste tipo de câncer.

Tratamento
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, além da mamografia, todo o tratamento do câncer de forma gratuita.

Conhecimento e prevenção: Vamos combater essa Doença!!!

‹ voltar