Parceiros do Projeto ‘Quem usa, cuida’ iniciam reformas de unidades da Saúde

11 de junho de 2018 • Romualdo Filho

Parceria entre a Prefeitura de Piracicaba, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi) vai alavancar o projeto do Conselho Municipal de Saúde (CMS) Quem Usa, Cuida. Alunos de construção civil do Sindicato vão realizar reformas e pintura nas unidades de saúde, como parte do seus processos de formação e estágio, enquanto a Prefeitura, via Secretaria de Obras, fornecerá todos os materiais básicos necessários para os serviços. A primeira ação começou no sábado, 09/06, na UBS Jupiá.

Também integram a parceria a Associação das Construtoras de Piracicaba (Ascopi), Associação das Empresas de Granito e Mármores de Piracicaba e Região (Assogram), Associação das Empresas de Olarias e Cerâmicas Vermelhas (Asocerv), Associação de Empresas de Pinturas, Gessos e Decorações de Piracicaba (Assogepi) e a empresa Manetoni Soluções em Aço.

Para o prefeito Barjas Negri, a parceria tem um valor imenso, porque todos saem ganhando e contribui para equacionar problemas estruturais das unidades de saúde, com baixo custo. Ação que ganha peso extra em um período de crise, em que os recursos públicos são escassos. “Os profissionais de saúde terão um ambiente de trabalho melhor cuidado. A população terá um ambiente de espera e atendimento melhorado. O Sinticompi terá sua marca em um projeto social de extrema relevância. Seus alunos poderão se orgulhar de estarem estagiando e contribuindo com a saúde de Piracicaba. Para a Prefeitura, trata-se de um caminho criativo que soluciona um problema mesmo em um cenário de escassez de recursos financeiros”, afirmou.

“A parceria da Secretaria de Saúde com o Sinticompi tem tudo para ser um exemplo nacional. Foi uma ideia para a manutenção das unidades de saúde. O nosso desejo é que essa relação com o Sinticompi, para consolidar o projeto Quem Usa Cuida, seja duradoura e se estenda por toda a cidade e todas as unidades de saúde que precisam de alguma atenção especial nesse sentido sejam beneficiadas. Temos muito a agradecer ao Conselho Municipal de Saúde, em especial, seu presidente, Milton Costa, ao vice-presidente das Associação das Construtoras de Piracicaba, José Carlos Rodrigues de Assis, e aos representantes das demais entidades e empresas envolvidas, que compreenderam a relevância da iniciativa. Bem como, temos de agradecer ao prefeito Barjas Negri por ter abraçado a ideia, que agora é uma realidade”, concluiu o secretário de Saúde dr. Pedro Mello.

Milton Costa, presidente do Sinticompi e do Conselho Municipal de Saúde, idealizador do Quem Usa, Cuida, disse que a iniciativa tem como objetivo promover a humanização da rede pública de saúde, articulando usuários e funcionários das unidades, sejam elas UPAs, UBSs, USFs ou CRABs, a fim de garantir um relacionamento amigável entre as partes, para a melhoria da eficiência dos serviços oferecidos à população. “Os usuários precisam entender que eles também são responsáveis pela manutenção e qualidade das unidades de saúde de seus respectivos bairros. O projeto do CMS visa essa aproximação e o comprometimento para somar forças nesse objetivo”, disse Costa.