Parceria entre Guarda Civil e Samu facilita salvamentos na Zona Rural

19 de setembro de 2019 • Romualdo Filho

Acidente de trânsito, AVC (Acidente Vascular Cerebral), envenenamento, surto psicótico, afogamento, ferimentos ocasionados por briga, parada cardiorrespiratória. Todo ano, em Piracicaba, são registradas aproximadamente 200 ocorrências como essas, envolvendo moradores e pessoas que trabalham na Zona Rural. Em alguns casos, devido à grande extensão dessa área no município, o socorro precisa percorrer até 65 km e, em grande parte do trecho, por estradas de terra. Dessa forma, há três anos, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, e Guarda Civil, por meio do Pelotão Rural, firmaram uma parceria que tem salvado vidas.

Para isso, há três anos, o Pelotão Rural, responsável pelo patrulhamento da Zona Rural, recebe treinamento em primeiros socorros, sob orientação do Samu. Quando surge um chamado de socorro na Zona Rural, os guardas do Pelotão Rural, que estão mais próximos e conhecem a região, podem aplicar os primeiros socorros até que a unidade do Samu chegue. O curso de três dias é reforçado anualmente: este ano, aconteceu na segunda, terça e hoje, dias 16, 17 e 18/09, na sede da GC, no bairro Verde.

coordenadora de Enfermagem e membro do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu, Maria Carolina de Aguiar Trigueirinho, orientou os guardas no curso. Segundo Maria Carolina, o treinamento é feito para o atendimento de situações mais comuns e dá suporte para o primeiro atendimento. Hoje, 18, um dos treinamentos foi para a retirada da vítima de um carro acidentado, que tinha risco de incêndio. A recomendação é que, nesses casos, não se mexa na vítima antes de imobilizá-la. Mas diante do risco de incêndio, a retirada é necessária. “Essa técnica é aplicada em situação extrema, para que a remoção da vítima seja feita com o menor dano possível a ela”, explica Maria Carolina.

O guarda-civil de primeira classe Fernando Bertin, que integra o Pelotão Rural, conta que as ocorrências se intensificam durante a safra da cana. De acordo com ele, o curso dá uma noção básica e faz a diferença. “A intenção não é substituir (o Samu e o Corpo de Bombeiros), mas diminuir o sofrimento da vítima, antecipando o atendimento”, disse. Para auxiliar o trabalho, os guardas contam com um kit com equipamentos para os primeiros socorros em cada uma das viaturas do Pelotão.

EXPERIÊNCIA – Bertin relembra uma das situações quando a ação do Pelotão foi decisiva para salvar uma vida. Durante uma patrulha, no bairro Anhumas, a viatura foi solicitada em um acidente no qual o motociclista colidiu na traseira de um ônibus. O acidente resultou em escoriações e fratura exposta no fêmur.

Os guardas-civis fizeram a contenção da hemorragia, a imobilização do membro fraturado e a imobilização da vítima. “A viatura do Samu foi acionada e, quando chegou ao local, a vítima estava imobilizada, com fluxo hemorrágico contido e pronta para o transporte. Ela foi conduzida até a Santa Casa, onde passou por cirurgia”, conta Bertin. “Nesse caso, a eficiência no atendimento, além de proporcionar um alívio mais rápido do sofrimento da vítima, proporcionou que a possibilidade de óbito por hemorragia fosse diminuída consideravelmente”, avalia. “Também proporcionou um atendimento de melhor qualidade ao Samu e deixou a equipe do pronto atendimento da Santa Casa preparada para a situação que iria enfrentar”, observa.

O Pelotão Rural conta com 4 viaturas e 24 guardas, que atuam 24 horas por dia, sete dias por semana, em turnos de 12 horas, no policiamento da Zona Rural de Piracicaba, composta por mais de 2.500 km de estradas. Para acionar o Pelotão basta ligar para o telefone 153.