SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Pedro Mello defende a saúde pública em Painel

9 de outubro de 2019 • Romualdo Filho

O secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, participou ontem à noite (08/10) de um Painel da Saúde, organizado pela empresa Matheus Esteves, no Salão Eventus, na Vila monteiro. Participaram também como painelistas o presidente do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), José Coral, a fundadora do Hospital Ilumina, Adriana Brasil, o vereador Paulo Serra e o presidente do APM, Ricardo Tedeschi Matos. O objetivo do encontro era levantar subsídios para se compreender a amplitude da saúde no município e a interface entre o setor público e privado.

Foi um momento para exposição de análises de cenário da saúde em Piracicaba e tendências, bem com apresentação das instituições representadas no evento, seus projetos e conquistas. Pedro Mello destacou o esforço do Poder Público para que a Saúde local avance cada dia mais a fim de se posicionar como referência nacional em qualidade. Nesse sentido, foram apontadas todas as conquistas dos últimos anos, que já colocam Piracicaba como um polo de formação em saúde.

Foram cinco questões elaboradas ao secretário pela mediadora. A primeira, referente ao tamanho da Secretaria, em número de profissionais e estrutura física. A segunda, tratava da amplitude das parcerias do setor público com o setor privado. A terceira, sobre o fluxo de atendimento e os gargalos da rede. A penúltima, sobre o tamanho da agenda de campanhas. Finalmente, o orçamento para 2020.

Coral se disse estar muito feliz por comandar o HFC, considerado um hospital de alto padrão de qualidade em média e alta complexidade, com um expressivo desempenho em atendimento, especialmente quanto às internações, tendo o Ceon como referência no tratamento do câncer.

Adriana Brasil defendeu o Ilumina como uma instituição diferenciada pela sua proposta de atuar na prevenção do câncer, uma doença que só cresce em números de acometidos em todo o mundo. Enfatizou a parceria com a Rede de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde, tendo a carreta como uma unidade móvel na busca ativa para a doença, realizando exames nos pacientes em seus bairros de origem, circulando assim toda a cidade.

Ricardo Tedeschi avançou no campo da humanização. Disse que essa é uma tendência do mundo para melhoria na qualidade do atendimento em saúde, tanto do setor público como privado. Observou também que em Piracicaba há vária iniciativa que já seguem nessa direção, como o próprio Hospital Ilumina. Sobre o setor público, destacou os avanços no prontuário eletrônico e em atendimento paliativos, para a qualidade de vida do paciente.

Seguem fotos do evento:

‹ voltar