Piracicaba abrirá agenda para vacinar crianças de nove a 11 anos

24 de janeiro de 2022 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começa a vacinar crianças sem comorbidades ou deficiência permanente nesta semana. Essa nova etapa da campanha será dividida por faixa etária. Amanhã, terça-feira, 25/01, às 11h, será a abertura de agendamento para as crianças de nove a 11 anos.

No mesmo horário também serão disponibilizadas novas vagas para vacinar crianças de cinco a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente, indígenas e quilombolas.

De acordo com novo informe técnico do PEI (Plano Estadual de Imunização), crianças de nove a 11 anos podem ser vacinadas com os imunizantes Pfizer pediátrica (frascos com tampa laranja) e CoronaVac/Butantan.

DOCUMENTOS – Para receber a vacina, todas as crianças devem apresentar CPF, documento de identificação com foto, comprovante de residência em Piracicaba (não necessariamente no nome da pessoa que será vacinada) e recomenda-se que as crianças estejam acompanhadas por um adulto responsável legal ou apresentem termo de assentimento (documento está disponível no VacinaPira, no local do agendamento para esse grupo). Crianças com comorbidades ou com deficiência permanente devem apresentar, ainda, documento que comprove essas condições.

Para comprovar o estado de saúde, é preciso apresentar comprovante em versão original que demonstre a comorbidade, como laudos, declaração, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo do CID (Classificação Internacional de Doenças) da doença ou condição de saúde, assinado e carimbado, constando CRM do(a) médico(a).

Para comprovar a deficiência permanente, é preciso apresentar um dos documentos a seguir: laudo médico que indique a deficiência, cartão de gratuidade no transporte coletivo que indique a deficiência, documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência, documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.

VACINAJÁ – Para agilizar o momento de aplicação da dose, é recomendado que todas as crianças já estejam com o pré-cadastro realizado no site Vacinajá. Vale lembrar que o pré-cadastro é feito em site do Governo do Estado e que mesmo com ele feito é necessário fazer o agendamento no VacinaPira.

Confira abaixo o que o PEI considera como comorbidades para a vacinação contra Covid-19 neste grupo:

– Diabetes mellitus

– Pneumopatias crônicas graves

– Hipertensão Arterial Resistente (HAR) – quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes

– Hipertensão arterial estágio 3 – PA sistólica maior ou igual a 180mmHg e ou diastólica maior ou igual a 110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo ou comorbidade

– Doenças cardiovasculares – insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

– Doenças neurológicas crônicas

– Doença renal crônica

– Imunocomprometidos

– Hemoglobinopatias graves

– Obesidade mórbida

– Síndrome de down

– Cirrose hepática.

Confira abaixo o que o PEI considera como pessoas com deficiência permanente grave para a vacinação contra Covid-19 neste grupo:

– Indivíduos com limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas

– Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir

– Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar

– Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.