Piracicaba marca oficialmente Campanha Outubro Rosa na Estação da Paulista

10 de outubro de 2019 • Romualdo Filho

Foi realizado na manhã de hoje (10/10), na Estação da Paulista, evento alusivo à campanha Outubro Rosa, de promoção à saúde e prevenção ao câncer feminino, organizado pela Secretaria de Saúde e Fundação Ilumina.

O ato marcou também o início das atividades da Carreta Ilumina, que realiza, no mesmo local, exames de mama e diagnóstico de câncer de boca. O atendimento é gratuito e vai até o dia 31, voltado às mulheres com idade entre 40 e 69 anos.

Participaram da solenidade o prefeito Barjas Negri, o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, a idealizadora da Fundação Ilumina, Adriana Brasil, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Negri, o presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta, o vereador Pedro Kawai, além de diversos representantes de organizações civis que trabalham pela causa.

Adriana Brasil destacou o trabalho em equipe e a união entre poderes, “com braços fortes e mangas arregaçadas para trabalharmos juntos”, o que facilitou a conquista do Hospital Ilumina, voltado especialmente para o diagnóstico precoce de câncer, e colocar a própria carreta em funcionamento, o que amplia o acesso das mulheres ao exame de mama. “Estamos aqui por algo maior, que é tornar esta cidade um modelo em prevenção do câncer”. Ela destacou também que a campanha do Ilumina em Piracicaba no Outubro Rosa completa 12 anos.

Pedro Mello observou que o Outubro Rosa tem transformado as estatísticas nacionais, “fazendo com que o Brasil fique ao lado de países desenvolvidos, como EUA e França no que diz respeito à redução dos óbitos pela doença”. Segundo ele, a meta agora é reverter o quadro “no sentido de ampliarmos a prevenção e o diagnóstico precoce, o que será possível em Piracicaba com o Ilumina e a Carreta”.

O prefeito Barjas Negri fechou os discursos destacando a conquistas do município. “Hoje é um dia de vitória. Porque temos em Piracicaba bons hospitais com capacidade de oferecer os melhores tratamentos em oncologia do país, que são o HFC, com o Ceon, e a Santa Casa, com o Cecan. Agora temos o Ilumina, com uma bela equipe profissional e tecnologia de ponta. E o que é mais relevante: com capacidade de fazer busca ativa com a carreta”.

O prefeito destacou ainda a rede invejável da Atenção Básica e sua equipe multiprofissional, salientando a força do SUS em Piracicaba. “O fato mais importante: todos esses serviços são 100% SUS, com o mesmo tratamento de qualidade a todos, sem discriminação socioeconômica”.

ATENÇÃO BÁSICA – Durante o mês de outubro, todas as unidades de Atenção Básica estão intensificando ações sobre câncer feminino, com aumento de consultas, promoção e prevenção em saúde. As mulheres de 49 a 69 anos podem procurar nas unidades por coleta de papanicolau, para prevenção ao câncer de útero, e a mamografia. Várias outras atividades também estão sendo realizadas, como bingos, caminhadas, Lian kun etc, sempre a fim de evidenciar a campanha do mês.

Serviço Unidade Móvel da Fundação Ilumina

Atendimento gratuito

Data: entre os dias 10 e 31 de outubro

Horário de atendimento:

2ª a 6ª feira: das 7h30 às 18h

Sábados: das 7h30 às 12h

Orientações para a realização dos exames:

– Mamografia: ter idade entre 40 e 69 anos e deve ter feito sua última há mais de um ano.

– Câncer de Boca: destinado às pessoas com mais de 40 anos de idade, em especial fumante ou que costuma fazer uso de bebida alcoólica. O procedimento é realizado em cerca de 10 minutos e é a melhor forma para a descoberta da doença em fase inicial. Afinal, nessa etapa, o câncer ainda não apresenta sintomas e, por isso, 80% dos casos só é descoberto em estágio avançado.

– Câncer de Pele: indicado a pacientes com alterações na pele como manchas com mudança de cor ao passar do tempo; lesões com bordas irregulares; lesões com saída de secreção; e histórico de lesões anteriores.

Para ser atendido, a paciente precisa levar documentos de identificação (RG e CPF) e o cartão do SUS.