Piracicaba pactua novo ciclo do Programa Saúde na Escola

15 de março de 2019 • Leandro Bollis

Piracicaba pactua o novo ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE) – biênio 2019/2020, desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação. As ações continuarão a ser desenvolvidas como nos ciclos anteriores, sendo realizadas nas escolas municipais e estaduais, por meio de uma gestão compartilhada entre as secretarias municipais de Saúde e Educação.

Nesta quinta-feira (14/03) os secretários municipais de Saúde, Pedro Mello, e de Educação, Ângela Corrêa, estiveram reunidos para definir detalhes do programa e as ações conjuntas que serão realizadas no município dentro do PSE e assinar o Termo de Compromisso formalizando as metas das ações de promoção e atenção à saúde e de prevenção das doenças e agravos relacionados à saúde dos escolares da Educação Básica da Rede Pública de Ensino e formação permanente de profissionais de saúde e educação, nos seus terrítorios de responsabilidades. Estiveram participando ainda do encontro, a coordenadora da Saúde Bucal do município, Dirce Valério, e a cirurgiã-dentista, Cátia Scarpari.

Trata-se de mais uma parceria extremamente importante. Haverá uma integração das secretárias nas áreas de saúde e educação com o objetivo de desenvolver ações de prevenção com nossos alunos e a comunidade em geral”, ressaltou a secretária de Educação.

Segundo ela, o PSE vem colaborar e adicionar aos projetos que já são desenvolvidos pela Educação auxiliando em ações de promoção e prevenção que podem ter grande repercussão na vida dos alunos e famílias.

A opinião também foi compartilhada pelo secretário municipal de Saúde. dr. Pedro Mello. “As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral”.

Dirce, secretária Ângela, Cátia e o dr. Pedro Mello durante assinatura do Termo.

Para o ciclo 2019-2020, o município pactuou ações a serem desenvolvidas em 84 escolas (municipais e estaduais) com a participação das equipes de saúde da Atenção Básica. Serão desenvolvidas 12 ações de promoção e prevenção à saúde, entre elas, combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e monitoramente de carteira vacinal.

A proposta do PSE é centrada na gestão compartilhada por meio dos Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTI) numa construção em que tanto o planejamento quanto a execução, monitoramento e a avaliação das ações são realizados coletivamente, de forma a atender às necessidades e demandas locais. Dessa forma, haverá uma interação com troca de saberes, compartilhamento de poderes e afetos entre profissionais da saúde e da educação, educandos, comunidade e demais redes sociais.

A gestão intersetorial compartilhada se dá em todas as esferas de governo e é fundamental para construir ações integrais de educação e saúde. É no diálogo entre os representantes dos diferentes setores que será possível aprofundar saberes e constituir práticas que considerem as potencialidades e vulnerabilidades do território, assim como a criação de atividades que promovam atuação compartilhada e fortalecida junto à comunidade, tendo a escola e a unidade de saúde como instituições provocadoras.

Além da assinatura do Termo de Compromisso, o encontro formalizou o GTIM (Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal) que fará a gestão do PSE no ciclo de 2019-2020 e terá como representantes:

Secretario Municipal de Saúde – Dr. Pedro Mello

Secretaria Municipal de Educação – Professora Ângela Maria Cassavia Jorge Corrêa

Outros representantes da Saúde:

Dirce Valério – coordenadora de Saúde Bucal do município

Tatiana Bonini – coordenadora da Enfermagem do município

Cátia Scarpari – cirurgiã-dentista do município

Representantes da Educação Estadual:

Luciana Victória – professora coordenadora do Núcleo Pedagógico

Marli Marsulo – professora coordenadora do Núcleo Pedagógico

Representantes da Educação Municipal:

Sandra Regina Perina – professora coordenadora da Educação Infantil