Piracicaba reabre agenda para vacinar pessoas com 18 anos ou mais contra Covid-19

30 de setembro de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reabre hoje, 30/09, agenda para vacinar contra Covid-19, com a 1ª dose, pessoas com 18 anos ou mais. As vagas serão liberadas às 16h. O agendamento deve ser feito pelo site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/).

Há vagas também para o grupo de adolescentes de 12 a 17 anos da agenda reaberta ontem, 29/09. Conforme a Saúde informou na reabertura deste grupo ontem, foram disponibilizadas todas as doses recebidas exclusivamente para esse público. Desta forma, orienta que os adolescentes e responsáveis se atentem para fazer o agendamento.

A Saúde ressalta que só serão vacinadas pessoas devidamente agendadas no grupo ao qual pertencem.

TERMO – De acordo com o informe técnico do Governo do Estado, para tomar a vacina, recomenda-se que os adolescentes estejam acompanhados de adulto responsável ou apresentem o termo de assentimento. O documento está disponível no VacinaPira. Além disso, o adolescente deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência (não necessariamente em seu nome).
A SMS lembra que a vacinação contra Covid-19 para pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos no Estado de São Paulo é feita com o imunizante Pfizer, que é aplicado em duas doses, sendo 8 semanas o intervalo entre as doses.
O agendamento é feito automaticamente pelo sistema. Desta forma não é possível escolher o dia. Vale ressaltar que a pessoa só será vacinada se estiver devidamente agendada no grupo ao qual pertence.
Com as vagas disponibilizadas hoje preenchidas, a previsão de reabertura da agenda será divulgada no site e redes sociais da Prefeitura.

AGILIZAR – Para agilizar a aplicação da dose no ato da vacinação, a população já deve ter cadastrado o CPF no site VacinaJá, do governo do Estado de São Paulo, com antecedência. Link Vacinajá: https://vacinaja.sp.gov.br/.
Vale ressaltar que o VacinaJá é um cadastro e é necessário fazer o agendamento da vacinação no VacinaPira, do município.

EVITAR AGLOMERAÇÃO – A SMS lembra que todas as pessoas com horário agendado para receber a vacina têm a dose garantida, uma vez que a vaga só é liberada no VacinaPira conforme as doses são recebidas pelo município. Sendo assim, devem chegar ao Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas ou na unidade de saúde agendada com 5 minutos de antecedência, para não gerar aglomeração.

Confira abaixo os documentos necessários para receber a vacina no grupo de 18 anos ou mais:
• RG e CPF
• Comprovante de residência em Piracicaba

Confira abaixo os documentos necessários para receber a vacina no grupo de 12 a 17 anos:
• RG e CPF
• Comprovante de residência em Piracicaba