Piracicaba Saudável inaugura mais um núcleo nas USFs Kobayat/Líbano e Paineiras

16 de agosto de 2017 • Coordenação DAF

Foi inaugurado na sexta-feira, 28 de julho, com direito a caminhada e muita animação, mais um núcleo do Programa Piracicaba Saudável, composto pelas Unidades de Saúde da Família Kobayat / Líbano e Paineiras. O evento, organizado pelas secretarias de Saúde e de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), contou com a participação de 21 pessoas das comunidades do entorno.

A concentração se deu na USF Kobayat / Líbano, com aferição de pressão, alongamentos e aquecimento. Depois os participantes seguiram até a unidade do Paineiras, onde se exercitaram na academia ao ar livre, que fica ao lado. Ao final do encontro, houve um café da manhã comunitário para confraternização.

As atividades na caminhada e academia foram orientadas e supervisionadas pelo professor Abílio Cesar Bortoleto, com o acompanhamento na coordenação e nas atividades das enfermeiras responsáveis pelas unidades envolvidas, Keila Aparecida Cabral (USF Kobayat / Líbano) e Angela Furlan Buzzo (USF Paineiras) e das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS das duas unidades). Após o encerramento das atividades físicas, durante a confraternização, os participantes receberam orientações sobre saúde e auto-cuidado.

O evento se repetirá semanalmente, sempre às sexta-feiras, a partir das 7 horas, com participação livre a todos os interessados.

De acordo com o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, o exercício físico é um grande aliado no combate a várias doenças, como pressão alta, diabetes, problemas cardíacos, bem como a depressão. "O hábito de caminhar é fundamental para que as pessoas tenham qualidade de vida. Por isso nossa preocupação em estimular esse tipo de atividade. Além de prevenir doenças, ajuda imensamente para se alcançar uma vida feliz, eliminando assim espaço para depressão", explicou.

O professor de educação física Clévis Spada, do Programa de Atividades Motoras (PAM) da Selam, disse que todas as atividades do programa contam com o apoio técnico de profissionais da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e da Saúde. "São profissionais do mais elevado nível ao dispor dos participantes para orientações diversas", garantiu. De acordo com Spada, "com mais esta unidade do Programa Piracicaba Saudável, quem ganha é a população, que passa a ter um fator adicional para estreitar suas relações com as unidades de saúde locais".

Para o professor João Francisco Rodrigues de Godoy , o Johnny, coordenador do programa Piracicaba Saudável, "esta ação integrada facilita a participação e o envolvimento da população dos bairros circunvizinhos e é também mais um fator importante para fortalecer a integraçao entre os profissioanis de saúde e a população local", enfatizou Johnny.

A enfermeira Ângela lembrou que anteriormente foram feitas algumas tentativas para implantar um grupo de atividades físicas na unidade, por reconhecermos todos os benefícios em prol da saúde tais como: diminuição dos níveis de cortisol e consequentemente diminuição dos padrões pressóricos e glicêmicos dos paciente que aderem à tais atividades. No entanto, as iniciativas não obtiveram o sucesso esperado. Por isso a nossa imensa satisfação pela adesão do público a esta nova proposta, articulada entre as duas secretarias", concluiu.

Já a enfermeira Keila observou que o Programa vem para somar forças ao serviço permamente das unidades de saúde no sentido de fortalecer o conceito de prevenção. “Esta é a única maneira de garantir qualidade de vida de forma sustentável. E o Piracicaba Saudável traz essa filosofia em seu objetivo. O que nos fortalece em nosso trabalho diário junto à população local”, concluiu.