Piracicaba vacina mais de 16 mil crianças contra a poliomielite

4 de novembro de 2022 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS — Fotos: Isabela Borghese

Após 85 dias de realização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), Piracicaba vacinou 16.068 crianças com idade de 1 e menores de 5 anos. O número representa 80,43% da meta de imunização, conforme divulgou hoje, 04/11, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal. De acordo com balanço, foram vacinadas 4.086 crianças de um ano; 3.706 crianças de dois anos; 3.991 crianças de três anos e 4.285 crianças de quatro anos, em Piracicaba.

Cibele Melo dos Reis, enfermeira responsável pelo setor de imunização municipal, explica que a campanha da polio teve início em 08/08 e foi encerrada no último dia 31/10 e o resultado atingido na cidade é superior ao registrado no Brasil (72,57%) e no Estado (69,35%). “O objetivo era vacinar 95% das crianças entre 1 e menores de 5 anos. A população nesta faixa etária, no município de Piracicaba, é de 19.994 crianças. Deste total, foram vacinadas 16.082, ou seja, estimamos que faltaram cerca de 2.912 crianças a serem imunizadas para atingirmos a cobertura de 95%”, comentou.

Vacinação contra a Polio em Piracicaba atingiu cobertura superior  ao registrado em SP e no Brasil

A SMS fez parceria com a Secretaria Municipal de Educação passando em 88 escolas municipais de ensino infantil onde foram imunizadas 3.822 crianças. “Fizemos uma intensa campanha de vacinação junto às escolas e conseguimos ampliar a cobertura”, falou Cibele.

De acordo com o secretário de Saúde, Filemon Silvano, a campanha nacional foi encerrada, porém a vacina contra a poliomielite continua disponível em todas as unidades de saúde da cidade para as crianças aos 15 meses (1º reforço) e aos 4 anos (2º reforço), conforme calendário vacinal do Ministério da Saúde. “Não é necessário agendamento, portanto, basta os pais levarem seus filhos a uma unidade de saúde mais próxima de casa com a carteirinha de vacinação para receberem a dose deste imunizante tão importante para a segurança da saúde e bem-estar das crianças”, afirmou o titular da Pasta, lembrando que o imunizante segue disponível em todas as unidades de saúde, nos dias úteis, nos CRABs (exceto CRAB Paulista) e UBSs, das 8h às 15h, e nos PSFs, das 8h às 16h.