População indicada deve se vacinar contra a gripe, alerta Saúde

29 de maio de 2013 • Coordenação DAF

A população com indicação para receber a dose da vacina contra a gripe deve procurar uma unidade de saúde da rede municipal para buscar a imunização. A campanha de vacinação termina nesta sexta-feira (31), mas contará ainda com sete postos volantes neste sábado (confira no quadro abaixo).

Balanço da Vigilância Epidemiológica aponta que 72,07% do público-alvo já foi imunizado. A meta da Secretaria de Saúde é chegar a 80%, o que representa uma população de 66,3 mil pessoas.

Os grupos com indicação poderão procurar as unidades de saúde mesmo depois desse prazo. Devem ser vacinadas crianças com idade entre seis meses e até dois anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos, trabalhadores da saúde, e pessoas com doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Fernanda Menini, até ontem somente as puérperas e os trabalhadores da saúde atingiram a meta de vacinação estipulada para este ano no município. “Apesar de termos uma cobertura maior em relação ao ano passado, as crianças, gestantes e idosos ainda têm alguma resistência em receber a vacina, mas é importante que busquem uma unidade de saúde para receber a imunização”, alerta.

Fernanda destaca que a vacina não causa a gripe. “A vacina é feita com fragmentos do vírus, que está inativado. É fundamental que as pessoas com indicação sejam imunizadas”.

Confira onde se vacinar no sábado (1º de junho)

Praça José Bonifácio

Terminal Central

Supermercado Ideal