Prefeitura assina convênio com Caphiv para apoio a portadores de HIV/AIDS

14 de setembro de 2018 • Romualdo Filho

O prefeito Barjas Negri assinou hoje (14) novo convênio com o Centro de Apoio aos Portadores de HIV/AIDS e Hepatites Virais (Caphiv), que eleva de R$ 36 mil para R$ 144 mil o valor anual de recursos a serem repassados à ONG como complemento ao desenvolvimento de suas atividades.

Com esses recursos, a entidade manterá 25 acomodações de pacientes com Aids ou hepatites virais, sendo 20 do tipo II (destinadas aos que apresentam maior grau de dependência) e outras 5 do tipo I (para aqueles com maior grau de autonomia).

O objetivo do convênio, que foi aprovado pela Câmara de Vereadores e transformou-se na Lei Municipal 9.013/2018, é de que o Caphiv continue com prestando serviços de acompanhamento, de atenção e promoção à saúde, bem como de reintegração social e familiar dos mesmos, incluindo acomodação de longa permanência, que depende do vínculo familiar de cada um.

A proposta da entidade, além do acompanhamento, é incentivar a participação da sociedade no enfrentamento das epidemias, fomentando ações que contribuam para a prevenção e controle da Aids e das hepatites. As ações do Caphiv são realizadas conjuntamente com o Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic) e monitoradas pelo Programa Municipal de DST/AIDS e pelo Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS, da Secretaria de Estado da Saúde.

O secretário municipal de Saúde, doutor Pedro Mello, explicou que o convênio “trata-se de uma parceria de extrema importância, que leva aos cuidados gerais pacientes com a doença já em estado avançado, muitos deles acamados. A parceria é relevante não só no tratamento, como também no acompanhamento multidisciplinar, que proporciona um serviço abrangente e de qualidade para o bem-estar do atendido, considerando todas as suas particularidades”.