Prefeitura assina convênio com HFC de R$ 1,1 milhão para investimentos em qualificação

21 de fevereiro de 2019 • Romualdo Filho

O prefeito Barjas Negri assinou nesta semana convênio com a Associação dos Fornecedores de Cana, provedora do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), visando o repasse de recursos financeiros oriundos do tesouro municipal, para a execução do Plano Operativo Anual (POA) 2019, do Programa Estadual Pró-Santa Casa 2. O valor de R$ 1.121.692,44 será dividido em parcelas mensais de R$ 93.474,37.

O montante será utilizado em ações de qualificação na gestão, desenvolvimento humano e institucional dos processos de trabalho. Ou seja, são obras para melhoria contínua dos serviços SUS no hospital, visando a humanização e o desempenho no atendimento à população. Os projetos a serem desenvolvidos este ano estão em fase de elaboração e serão monitorados pela Secretaria de Saúde e pelo DRS-X.

O valor conveniado com o município é a contrapartida da parte do Governo do Estado, de R$ 197.061,17 mensais, para 2019, transferida à instituição dentro do mesmo programa Pró-Santa Casa 2, para procedimentos hospitalares de média e alta complexidades, como cirurgias eletivas em otorrinolaringologia, vascular, oftalmologia, urologia, cirurgia geral, pediatria e ortopedia, apoio diagnóstico, consultas anestésicas, pré e pós-operatória.

Com o Programa Pró-Santa Casa 2, a Secretaria de Saúde conseguiu zerar filas em várias especialidades, como vascular, catarata, cirurgia geral e otorrino. Bem como houve avanços na alta complexidade, como cirurgia de quadril, joelho e ombro.

Para o prefeito Barjas Negri, o convênio é fundamental para garantir aos usuários SUS um serviço hospitalar de alto padrão, com a melhor tecnologia e os melhores resultados. “O HFC é um parceiro estratégico para o atendimento SUS e esses investimentos ampliam essa relação de trabalho, cujo objetivo é sempre uma saúde pública da melhor qualidade e comprometida com a população do município”.

Pedro Mello, secretário de Saúde, destaca o padrão de excelência do serviço de média e alta complexidades no município, que é referência regional para várias especialidades médicas. “Temos, em Piracicaba, hospitais com equipes médicas conceituadas, tecnologia de ponta e gestão que prima pela excelência. O nosso objetivo é manter esse padrão, sempre visando agilidade no atendimento e o melhor serviço aos usuários SUS”, disse.

José Coral, presidente do hospital, disse que o HFC está inserido no Programa Pró Santa Casa 2 desde 2010 e, devido a essa parceria, realizou milhares de exames, consultas e cirurgias a usuários do SUS de Piracicaba. “Isso muito nos orgulha”. Explicou também que, “com a contrapartida do município de Piracicaba, melhorias importantes para os pacientes do SUS foram possíveis, como a reforma do setor de internação e a ampliação do setor de Oncologia, que está em fase de finalização”. Para ele, dar continuidade a esta parceria com a Secretaria de Saúde de Piracicaba e o DRS-X é fundamental. “Essa parceria tem beneficiado os munícipes da cidade”, concluiu.