Prefeitura e Via Ágil iniciam campanha de combate à violência contra a mulher

22 de abril de 2019 • Romualdo Filho

As peças da campanha publicitária que tem como foco o combate à violência contra a mulher no transporte coletivo já podem ser vistas pela cidade. A divulgação é feita nas TVs do Terminal Central, em backbus e em cartazes espalhados pela cidade e nos pontos de ônibus. A campanha é uma iniciativa da Via Ágil, Guarda Civil de Piracicaba, Fundo Social de Solidariedade e Patrulha Maria da Penha.

A primeira campanha, amplamente divulgada nos terminais e nos ônibus da cidade, abordava a questão do assédio sexual dentro dos coletivos, com o tema “Me respeite”. Desta vez, o foco é a violência sofrida pelas mulheres dentro de sua própria casa.

Três personagens fictícios compõem a campanha. Dona Elisa, uma senhora que sofreu no passado a violência doméstica, mas recebeu ajuda e hoje vive feliz com seus netos; a jovem Valéria, que durante três anos passou pelo mesmo problema, conseguiu superar e vive com seus filhos e, por último, uma imagem que incentiva as mulheres a não mascarar a violência e denunciar os abusos sofridos.

A iniciativa tem como apoiadores a Prefeitura de Piracicaba, Semuttran, Delegacia de Defesa da Mulher de Piracicaba e como parceiros a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Promotoras Legais Populares e Conselho Municipal da Mulher.