Prefeitura passa a contar com telefone 0800 para orientar sobre o coronavírus

31 de março de 2020 • Leandro Bollis

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, coloca em operação a partir de quarta-feira (01/04) uma Central de Atendimento exclusiva para orientação sobre o coronavírus (Covid-19). Pelo número de telefone 0800-774-8080 (ligação gratuita), o morador falará com profissionais habilitados da área de saúde para esclarecer dúvidas sobre prevenção, sintomas e a necessidade de atendimento médico. A equipe de atendimento telefônico estará à disposição da população das 8h às 20 horas, de segunda a sábado.

“A recomendação é de que qualquer pessoa que tiver alguma dúvida sobre prevenção, sintomas ou precisar de orientação, deve ligar para esse canal antes de procurar uma unidade de saúde. É mais uma ferramenta de comunicação para ajudar a responder às perguntas dos cidadãos sobre o vírus de forma técnica e segura, a fim de manter as pessoas bem informadas e atentas, evitando assim ruídos que possam comprometer o trabalho de controle social definido pelo Ministério da Saúde e seguido a rigor pelo município”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, dr. Pedro Mello.

De acordo com Pedro Mello, o isolamento social deve ser seguido com rigor por todos os piracicabanos, evitando assim a circulação pela cidade sem necessidade e critério de distanciamento de outras pessoas (PELO MENOS 1 METRO DE DISTÂNCIA). “Temos de consolidar essa conduta. Só assim conseguiremos achatar a curva de contágio pelo coronavírus e evitar que a estrutura hospitalar do município seja sobrecarregada”, explicou.

Ele destacou ainda que os jovens estão menos atentos ao cenário, achando que estão protegidos da doença. “Mas esta não é a verdade. Mais de 50% dos casos da doença registrados no país são de jovens, com menos de 40 anos. Sem contar que eles se tornam vetores de transmissão da doença aos mais velhos, inclusive seus próprios pais, que correm o risco de ter a doença agravada, serem internados e com risco de vir a óbito”, alertou o secretário.

ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Saúde esclarece que a pasta não possui nenhum setor ou central de atendimento que entra em contato com o munícipe para colher informações relacionadas a dados pessoais, nem que realiza atendimento domiciliar relacionado à Covid-19. A Secretaria de Saúde conta sim com uma equipe para monitoramento via telefone para saber da evolução do quadro clínico do paciente com síndrome gripal. Sua função é única e exclusivamente para avaliar possibilidade de agravamento do quadro de saúde do paciente e não fará perguntas de cunho pessoal.

No caso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) todos estão dando continuidade às suas atividades de visitas domiciliares, respeitando sempre critérios técnicos de ação em período pandêmico. Mas já são conhecidos da comunidade em que atuam.

Os Agentes de Zoonoses também seguem trabalhando e é importante que as famílias os recebam para que a cidade possa controlar o risco de epidemia de dengue, o que seria mais um agravante em um cenário difícil de combate ao coronavírus. No entanto, cada um desses profissionais, ao entrar em contato com alguém da residência visitada, deve se apresentar munidos de crachá de identificação e uniforme.

A partir de agora, todas as dúvidas, orientações e procedimentos sobre o coronavírus serão feitas exclusivamente pelo telefone 0800-774-8080.