Prefeitura realiza amanhã (04/10) 1º Encontro Municipal de Agente Comunitário de Saúde

3 de outubro de 2018 • Romualdo Filho

O Departamento de Atenção Básica (DAB), da Secretaria de Saúde, realiza amanhã (04/10), a partir das 8 horas, no anfiteatro da prefeitura, o 1º Encontro Municipal de Agentes Comunitários. O evento faz referência ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, comemorado na mesma data, e conta com o apoio do Conselho Municipal de Saúde, Lions Clube Piracicaba, empresa Marcel Doriguello e Rede Drogal de Farmácias.

Atualmente, 264 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) atuam junto às 52 Unidades de Saúde da Família (USF), distribuídas por todas as regiões da cidade. Eles são os responsáveis pelas visitas domiciliares aos usuários SUS – em suas respectivas áreas de cobertura – e o acompanhamento preventivo da saúde dos familiares. “Esses profissionais são fundamentais para o bom desempenho da rede e precisam estar fortalecidos para que desenvolvam suas funções da melhor forma possível. Para que isso aconteça, precisam se sentir valorizados e compreender a importância da sua atividade”, disse Tatiana Bonini, coordenadora de enfermagem do DAB.

Durante o encontro haverá uma palestra proferida pela professora da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), no Departamento de Odontologia Social, Luciane Miranda Guerra, com o tema “O papel do ACS e a evolução da rede de Atenção Básica no Brasil e em Piracicaba devido à atuação desses profissionais”. A palestrante é Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Saúde Coletiva e ex-secretária municipal de Saúde de Santo Antonio da Posse. Antes da exposição, o grupo Amigas da Onça, composta por mulheres que superaram o câncer, ligadas ao Cecan, da Santa Casa, vão apresentar uma esquete musical.

No Brasil

O Ministério da Saúde (MS) definiu o Programa Saúde da Família, que estabelece as diretrizes para as ações dos ACSs, como estratégia prioritária no país. A data comemorativa da categoria (04 de outubro) foi instituída de acordo com a Lei nº 11.585/2007. No Brasil, atualmente, mais de 200 mil Agentes Comunitários de Saúde estão em atuação.