Prefeitura recebe doações da O2 Centro Hiperbárico Piracicaba referentes ao Dia D da Saúde

15 de agosto de 2019 • Romualdo Filho

O prefeito Barjas Negri recebeu ontem (13/08), como doação, das mãos de Nivaldo Alves e Juliana Faleiros Cintra, gestores da O2 Centro Hiperbárico, três caixas contendo ao todo 50 Botas de Unna (material de curativo), para tratamento de pacientes da Clínica de Atenção às Doenças Metabólicas (Cadme) e Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), da rede municipal de saúde. A benemerência inclui também 20 sessões de hiperbárica. O total doado equivale a pouco mais de 10 mil reais, valor simbolizado em um cheque gigante. (Foto acima)

A O2 Centro Hiperbárico Piracicaba é uma das empresas que estão participando do Dia D da Saúde, organizado pela Secretaria de Saúde para o dia 31 de agosto, das 8h às 16 horas, data que encerra a agenda de atividades festivas de aniversário dos 252 anos de Piracicaba, comemorado no mês de agosto. Na ocasião, serão ofertados serviços à população em vários pontos da cidade, como as sessões de hiperbárica em questão. Há ainda empresas de outros setores que também vão fazer doações, com fraldas, equipamentos de locomoção etc, a serem divulgadas na oportunidade.

A entrega da O2 Centro Hiperbárico contou com a presença do coordenador médico do Departamento de Atenção Básica, Luis Fernando Barbosa, representando o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, e da assessora da Secretaria de Saúde, Solange Ap. Mizuki Kagawa Ferrarezi, uma das organizadoras do Dia D da Saúde.

Durante o evento, o prefeito Barjas Negri falou sobre o trabalho do setor público e destacou que o SUS sofre hoje com uma inversão em sua estrutura de financiamento. Até 2002, segundo ele, o Ministério da Saúde era responsável por 51% dos custos do SUS. Hoje cobre apenas 44%. “Quem paga a diferença somos nós, os municípios. Pelo menos 29% da receita da prefeitura de Piracicaba são destinados à Saúde e estamos em nosso limite orçamentário. Por isso a importância de uma rede diversificada e com a participação do setor privado para o fortalecimento do setor de saúde pública”.

Nivaldo Alves disse que as empresas do setor privado têm um papel social importante e que deveriam desempenhá-lo com mais envolvimento. “Nós pretendemos contribuir sempre com o desenvolvimento da saúde na região de Piracicaba. Temos de colaborar com o setor público, principalmente porque atuamos em um setor delicado e complexo, de elevada demanda e que sofre com o impacto provocado pela crise econômica do país. Em momento como esse, a saúde tem que ser prioridade”, enfatizou.

HIPERBÁRICA – A oxigenoterapia hiperbárica (OHB) é um tratamento médico no qual o paciente respira oxigênio puro, dentro de um equipamento chamado câmara hiperbárica. A oxigenoterapia provoca aumento na quantidade de oxigênio transportado pelo sangue, que gera uma série de efeitos terapêuticos: combate a infecções bacterianas e por fungos; favorece a eliminação de substâncias toxicas e toxinas; potencializa a ação de antibióticos, tornando-os mais eficientes etc. A O2 Centro Hiperbárico Piracicaba atende diferentes municípios e planos de saúde de toda região com uma capacidade instalada para mais de 100 pacientes por dia. Só para a Secretaria de Saúde de Piracicaba são 150 sessões por mês.