SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Prefeitura renova contrato para câmara hiperbárica em tratamento de feridas

8 de outubro de 2019 • Romualdo Filho

A prefeitura de Piracicaba renovou o contrato com a O2 Centro Hiperbárico, para tratamento de feridas. São 1.800 sessões, a R$ 328,00 cada, totalizando R$ 590 mil, com validade para os próximos 12 meses. A câmara hiperbárica é um serviço especializado, destinada especificamente para casos complexos em acompanhamento pela Clínica de Atenção às Doenças Metabólicas (CADME), da Rede Municipal de Saúde.

A Câmara Hiperbárica provoca aumento na quantidade de oxigênio transportado pelo sangue, produzindo uma série de efeitos de interesse terapêutico, tais como: combate infecções bacterianas e por fungos, compensa a deficiência de oxigênio decorrente de entupimentos de vasos sanguíneos ou destruição dos mesmos, como acontece em casos de esmagamentos e amputações de braços e pernas, normalizando a cicatrização de feridas crônicas e agudas; neutraliza substâncias tóxicas e toxinas, potencializa a ação de alguns antibióticos, tornando-os mais eficientes no combate às infecções e ativa células relacionadas com a cicatrização de feridas complexas.

Para o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, o prefeito Barjas Negri tem se esforçado para manter todos os contratos em dia, inclusive esses mais sofisticados, como o tratamento hiperbárico. “O governo municipal vem cumprindo seu compromisso de oferecer um serviço público de alto padrão e com a melhor tecnologia, visando sempre a qualidade de vida da população assistida pelo Sistema Único de saúde (SUS). Vale destacar que se trata de um recurso financeiro do Tesouro Municipal, uma vez que não há no âmbito estadual ou federal disponibilidade econômica para esse procedimento especializado. Por isso, é destinado exclusivamente a pacientes de Piracicaba”, explicou.

‹ voltar