Prevenção é a melhor arma contra a hanseníase

30 de janeiro de 2013 •

No último domingo de janeiro é comemorado o Dia Mundial de Combate e Prevenção à Hanseníase. A data é importante e a população deve estar atenta aos sinais e sintomas da doença e sobre a importância de procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

O diagnóstico precoce da hanseníase evita que o paciente apresente sequelas, que podem chegar até a incapacidade física do doente.

Medicado corretamente, o paciente deixa, já no início do tratamento, de transmitir a doença a outras pessoas, o que evita o surgimento de novos casos.

Graças ao trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos em Piracicaba vem caindo ano a ano, mas o trabalho de prevenção não pode parar. Em 2010, foram registrados 20 casos no município, já no ano seguinte foram 17 registros. No ano passado, 15 casos foram diagnosticados em Piracicaba.

Este ano, além do trabalho desenvolvido nas unidades de saúde, houve divulgação sobre a doença nas missas realizadas em todas as igrejas da Diocese de Piracicaba.

A hanseníase é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. É uma doença infecciosa crônica, que atinge principalmente os nervos e a pele.

Ela é transmitida pela respiração de uma pessoa doente sem tratamento e pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças de todas as classes sociais.

Os primeiros sintomas demoram de dois a cinco anos para aparecer. Se não tratada ou tratada tardiamente, a doença pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés ou olhos.

FIQUE ATENTO AOS SINAIS

Verifique em todo o corpo se existem manchas esbranquiçadas, caroços avermelhados ou castanhos. Caso haja, toque nelas e verifique se estão dormentes ou se a sensibilidade é diferente.

Se você perceber algum destes sinais, pode ser hanseníase. Procure uma unidade de saúde. O período de tratamento varia entre seis meses e um ano e é gratuito. A hanseníase tem cura!