Procura por vacinação contra gripe para crianças é baixa

23 de junho de 2020 • Leandro Bollis

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica, alerta que menos de 50% das crianças de seis meses a menores de 6 anos foram vacinadas contra a gripe em Piracicaba. A meta é vacinar 22.929 crianças, o que corresponde a 90% dessa faixa etária. Porém, até o momento, foram vacinadas 12.323, o que resulta em uma cobertura vacinal de apenas 48,37%.

A baixa procura também é registrada pelos adultos (55 a 59 anos). Até o momento, foram imunizadas 5.356 pessoas nessa faixa etária, o que corresponde a apenas 28,23% dessa população, cuja meta é vacinar 17.076. Desde o dia 23 de março, Piracicaba imunizou 109.361 pessoas entre os grupos prioritários, indivíduos com comorbidades e outros (professores, forças de segurança e salvamento, sistema prisional, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo).

Por conta da baixa procura registrada desde o início do mês, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha até 30 de junho. Sendo assim, todos os postos de saúde do município seguem atendendo a população em seus horários habituais (CRABs e UBSs, das 8 horas às 15 horas, e USFs, das 8 horas às 16 horas). Para evitar aglomerações, os profissionais das unidades irão auxiliar na organização da fila para que as pessoas mantenham distância de aproximadamente um metro uma das outras.

BALANÇO – Cobertura dos grupos prioritários no município de Piracicaba até o momento:

Crianças (6 meses a menores de 6 anos): 48,37%
Gestantes: 51,37%
Puérperas: 54,52%
Adultos de 55 a 59 anos: 48,37%
Idosos: 115,70% (meta atingida)
Trabalhadores da saúde: 101,39% (meta atingida)

É importante saber que a vacina não imuniza contra o novo coronavírus (Covid-19). A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas de vírus circulantes no inverso uuropeu, que antecede ao brasileiro (linhagem B/Victoria).