Profissionais da saúde participam de capacitação para vacinação antirrábica

5 de setembro de 2013 • Coordenação DAF
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na tarde desta quinta-feira (5) a capacitação para os agentes de saúde que atuarão na campanha de vacinação antirrábica na área urbana. Em palestra ministrada pelo médico veterinário Paulo Lara, os 48 funcionários da Saúde foram instruídos em como proceder nos dias de vacinação e, principalmente, como lidar com os animais. De segunda a quinta-feira da próxima semana serão formadas quatro turmas para o treinamento prático no Canil Municipal.

Além de preparar os postos de vacinação, com a fixação de faixas e materiais de suporte, os agentes deverão ter atenção especial com as vacinas e sua temperatura. Quem também precisa tomar algumas precauções são os proprietários. Os responsáveis devem evitar que animais sejam conduzidos por crianças ou pessoas idosas, que não terão condições de segurar cães e gatos mais agitados. “Os cães devem ser levados em guias adequadas. Muitos chegam com fios finos, que podem arrebentar com facilidade ou ainda machucar os animais. Para os gatos, o ideal é que sejam colocados em sacos de pano, como fronhas, ou até mesmo em sacos como de cebola. Embora não pareça o meio mais confortável, é onde os felinos ficarão contidos e mais seguros”, explicou Lara.

Outra questão a se observar é o comportamento dos animais. São basicamente quatro estados: em alerta, com medo, nervoso ou calmo. A diferença pode ser avaliada pela postura. “Alguns animais nunca saem de casa e ficam muito estressados pela aglomeração de pessoas, outros animais e crianças. É muito movimento novo e barulho. Eles avançam quando estão com medo e se sentem acuados, mordem para se defender. Por isso deve-se deixar o ambiente o mais tranquilo possível”, contou.

Segundo o veterinário, a maioria dos animais ficam tranquilos pelo estado de euforia que estão. “Encaram a atividade como um passeio e as vezes nem percebem que foram vacinados.” Outra indicação é que os proprietários e animais já atendidos não devem permanecer no local além do necessário para evitar a aglomeração. “Todos os cuidados são tomados principalmente para garantir a segurança de animais e condutores”, ressaltou Lara.

Alguns pequenos detalhes podem evitar acidentes. O uso de óculos escuros, por exemplo, não é bem aceito pelos bichanos. Distrair eles na hora da aplicação também funciona bem: “segurar os gatos pelo dorso ou massagear a orelha dos cães é uma boa tática”. Para animais de pequeno porte, o ideal é que sejam vacinados no colo dos proprietários.

A vacina aplicada será a Rabisin-i (Merial), importada da França e a mais conceituada entre os veterinários, usada pela Secretaria de Saúde desde o ano passado. Será aplicada uma dose única, independente os porte do animal. “São raríssimos os efeitos colaterais, nunca aconteceu em nossas campanhas. Contudo, em caso de reação o Centro de Controle de Zoonoses deverá ser comunicado. Além disso, haverá um veterinário de plantão para atender ocorrências”, garantiu Lara.

Os animais que estiverem em tratamento ou gestação devem ser orientados pelo veterinário de confiança. Em caso de dúvidas, a vacina não deve ser aplicada. Os animais que não forem imunizados durante a campanha podem procurar pelo Canil Municipal para receber a dose em qualquer época do ano.

A campanha de vacina antirrábica acontece entre os dias 21 de setembro e 2 de novembro, sempre aos sábados. Serão 147 postos de vacinação espalhados pela área urbana da cidade. No primeiro semestre a campanha percorreu a zona rural de Piracicaba e vacinou 17 mil animais domésticos. Em 2012 foram vacinados 41.200 animais contra a raiva, sendo 35.736 cães e 5.464 gatos.