Profissionais da Saúde têm capacitação sobre dengue

25 de março de 2013 • Coordenação DAF

Médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde da rede municipal de Atenção Básica participaram hoje (22) de uma capacitação sobre a dengue. O evento, realizado no anfiteatro do Centro Cívico, serviu para uma revisão sobre o tema.

Durante o encontro, profissionais da Vigilância Epidemiológica e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) falaram sobre a importância do reforço das orientações à população atendida na Atenção Básica – Unidades Básicas de Saúde (UBS), Programa Saúde da Família (PSF) e Centro de Referência em Atenção Básica (CRAB) – além dos sinais e sintomas da doença, avaliação dos pacientes e orientações para o encaminhamento à atenção secundária.

Para a enfermeira Roseli Aparecida Godinho, do PSF do Jardim das Flores, a atividade é de extrema importância. “Sempre buscamos uma atualização sobre o tema. Ano passado foram registrados muitos casos no bairro onde atuamos e uma das funções dos agentes comunitários de saúde em suas visitas é promover a orientação das famílias sobre a doença e a eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor”, disse.

Coordenador do Plano Municipal de Combate à Dengue (PMCD), André Rossetto afirmou que o evento é fundamental para reforçar as informações sobre a doença. “Em muitos casos, infelizmente, a orientação da população não tem surtido o efeito desejado. Algumas casas são recorrentes na questão dos criadouros e é preciso uma atenção especial de quem está mais próximo dos cidadãos”.

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Fernanda Lopes Menini, a orientação constante dos profissionais da Saúde é essencial. “Uma das maiores armas de combate e prevenção à dengue é a informação e por isso essa capacitação tem muita importância”, disse.