SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Profissionais da USF Jardim Gilda passam por qualificação

17 de agosto de 2017 • Coordenação DAF
Profissionais das Unidades de Saúde da Família (USFs) estão sendo qualificados para o programa do Ministério da Saúde que trata do incentivo e fortalecimento do aleitamento materno e da alimentação saudável de crianças menores de dois anos. São duas ações que foram unificadas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) – Rede Amamenta Brasil e Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS) –, e requerem formação de recursos humanos na Atenção Básica. 
 
Na quarta-feira, 23/08, as atividades de qualificação serão desenvolvidas na USF Jardim Gilda, das 13h às 17 horas, por tutores dos programas, por meio de oficinas com duração de 4 horas. Para que a equipe seja credenciada junto ao MS há a necessidade de participação de todos os seus membros ou pelo menos 85% da equipe. Por isso, a unidade permanecerá fechada nesse período, sem atendimento ao público. 
 
O programa reforça a amamentação exclusiva até os 6 meses de idade e auxilia nas orientações para introdução de alimentação saudável na rotina de crianças de 6 meses até 2 anos de idade ou mais. O treinamento é baseado em metodologia crítico-reflexiva, desenvolvida por meio de atividades teóricas e práticas, leituras e discussões de texto, troca de experiências, dinâmicas de grupo, conhecimento da realidade local, sínteses e planos de ação.
 
‹ voltar