SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Profissionais mais qualificados

8 de novembro de 2012 • Coordenação DAF

 A Secretaria de Saúde realizará neste sábado (10) curso para a segunda turma de médicos e enfermeiros da rede municipal sobre o atendimento das urgências e emergências cardiovasculares: “Advanced Cardiac Life Support”.

 

 Participarão das atividades, 32 profissionais que trabalham nas Unidades de Pronto Atendimento Médico (UPA) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O curso intensivo tem duração de 16 horas e acontecerá no prédio da faculdade Anhanguera, das 8h às 18h do sábado (10) e das 8h às 14h de domingo (11). A primeira turma foi realizada em setembro e a última acontece nos dias 1 e 2 de dezembro.

 

 A capacitação é ministrada pelo instituto Terzius/Reanimar, que é credenciado pela American Heart Association (AHA), e é também responsável pela emissão da carteira oficial aos alunos aprovados no curso. Foram investidos R$ 76.495,00 para o treinamento.

 

Investimento

 

 Salvar a vida de pacientes que precisam de atendimento de urgência e emergência é uma prioridade, por isso, a Secretaria de Saúde de Piracicaba vem investindo em cursos e capacitações para otimizar cada vez o serviço oferecido aos seus usuários.

 

 O diretor clínico do SAMU, Deives Dias de Oliveira, reforçou que diversas medidas vem sendo implementadas no sentido de melhorar a qualidade da assistência prestada aos pacientes nos atendimentos realizados pelas unidades de urgência e emergência, por isso a capacitação trará benefícios imediatos no manejo dos pacientes.

 

 As doenças do aparelho circulatório são responsáveis por mais de 320 mil óbitos por ano, de acordo com dados do DATASUS de 2009, e vem apresentando um crescimento acelerado, principalmente nos centros urbanos de médio e grande porte.

 

 Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 35% do total dos óbitos decorrem de problemas do coração e 60% das vítimas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) morrem nas primeiras horas, após o inicio dos sintomas.

 

 Fernando Cárdenas, secretário municipal de Saúde, destaca que pelos dados apresentados acima fica evidente a importância de qualificação dos serviços de urgência e emergência do município já que os mesmos estão na linha de frente nesse tipo de atendimento e que o conteúdo do curso encontra-se dentro dos critérios já adotados nos países desenvolvidos.

‹ voltar