22 de outubro de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS Fotos: Justino Lucente/CCS

O Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) realizará vistorias nos cemitérios do município na próxima semana, de 27/10 a 29/10. O objetivo é fiscalizar a existência de objetos que sejam possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya, preparando o espaço também para o feriado de Finados, em 02/11.

Desta forma, é importante que os permissionários façam a limpeza dos túmulos com antecedência, retirando todo recipiente que possa acumular água, evitando a reprodução do mosquito e, assim, contribuindo para a redução de casos de dengue no município. Os cemitérios municipais funcionam de segunda-feira a domingo, das 7h às 18h. Já o cemitério Parque da Ressurreição, das 7h às 17h, também todos os dias.

De acordo com o cronograma do PMCA, a vistoria do Cemitério da Saudade será na próxima quarta-feira, 27/10. Na quinta-feira, 28/10, será a vez do Cemitério Vila Rezende. Já a vistoria do Cemitério Parque da Ressurreição será no dia 29/10, sexta-feira.

PMCA vai vistorias três cemitérios da cidade na próxima semana

Programa Municipal de Combate ao Aedes realiza vistoria nos cemitérios na próxima semana – Foto Justino Lucente CCS

O coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, lembra que a Lei Complementar 414/2020, no artigo 86, proíbe a colocação de vasos, floreiras e outros recipientes destinados à colocação de flores, bem como buquês que estejam acondicionados em sacos plásticos ou outro material que impeça o escoamento de água, nos cemitérios existentes no município.

Ação tem por objetivo o combate à dengue e preparar os locais para o Finados – Foto Justino Lucente

DADOS – De acordo com a Vigilância Epidemiológica, neste ano, até ontem, quinta-feira, 21/10, Piracicaba registrou 5.284 casos de dengue, que é 293% a mais que os 1.342 casos confirmados no mesmo período de 2020, e 29% a mais que os 4.080 casos registrados no mesmo período em 2019.

Neste ano, até hoje, a região com maior incidência dos casos de dengue no município é o Centro, com 29,6%, seguida da Norte, com 21,8%. A região Leste apresenta 16,7% dos casos. A Sul, 15,8%. Já a Oeste, 11,8% e a Rural, 4,3%.

FINADOS – Durante o feriado de Finados, em 02/11, os cemitérios municipais continuarão abertos das 7h às 18h. O cemitério Parque da Ressurreição, por sua vez, estará aberto das 6h às 18h.