Programa Piracicaba Saudável realiza palestra para gestantes na USF Cecap

20 de setembro de 2017 • Coordenação DAF

Dentro do Programa Piracicaba Saudável, desenvolvido por profissionais das Secretarias de Saúde e  de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), foi realizado na tarde de quarta-feira, 06/09, na USF do Cecap,  atividades específicas sobre cuidados e a importância da prática de exercícios durante a gestação.

A vivência prática, de alongamentos e exercícios específicos para as gestantes, contou com a orientação da professora de educação física, Janine Diório. Eventos dessa natureza acontecem semanalmente na unidade,  sempre às quartas-feiras, a partir das 13h30, envolvendo profissionais das duas pastas.

O professor de educação física, João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, coordenador do Programa Piracicaba Saudável, enfatizou, em nome do secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, que a união das pastas para a realização do programa tem sido fundamental para a troca de conhecimento e experiência entre profissioanis e participantes, a fim de proporcionar atendimento multidisciplinar e integrado de saúde e atividades físicas. “São duas questão que precisam estar sempre juntas, porque são interdependentes”.

Durante o encontro, Janine Diório falou sobre a importância da atividade física na gestação e mostrou para as gestantes alguns tipos de exercicios recomendados na gravidez, e sua contribuição para uma gestação mais segura, tranquila e saudável. Participaram do grupo oito gestantes, duas estagiarias da nutrição, da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), uma enfermeira da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), uma agente comunitária de saúde (ACS da unidade) e a enfermeira responsável pela USF, Livia Paulina Lima.

Lívia Paulina destacou o envolvimento dos profissionais de saúde no trabalho com as gestantes. “A questão central é incenivar os bons habitos para a melhora da qualidade de vida, o que deixa a gestante mais confiante e preparada para cuidar do seu bebê".

Márcia Batista, gestante de 36 anos, disse que foi interessante aprender técnicas e exercícios que podem ser realizados na gravidez. “Eles de fato nos fazem sentir melhor, nos deixam com mais disposição e menos medo do parto".

De acordo com Janine Diório, as gestantes se interessaram e fizeram muitas perguntas. “Posteriormente, fizemos exercícios de alongamento, durante os quais eu explicava sobre a importância de cada um deles para ajudá-las antes e no pós-parto”, concluiu.

PIRACICABA SAUDÁVEL – O Programa Pìracicaba Saudável busca aproximar e integrar profissionais das duas secretarias (Saúde e Esportes) em ações específicas, visando sempre a saúde preventiva e uma melhor qualidade de vida dos pacientes atendidos pela Rede de Atenção Básica.