SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Projeto premiado

19 de setembro de 2012 • Coordenação DAF

O projeto “Piracicaba com saúde: É hora de comer melhor”, realizado pela Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição (Cpan) da Secretaria Municipal de Saúde, foi apresentado e premiado com o 1º lugar no I Encontro de Experiências bem sucedidas na Promoção da Alimentação Saudável.
 
Os cinco melhores trabalhos inscritos fizeram a apresentação oral. Foram selecionados os municípios de Subprefeitura de M-Boi Mirim (São Paulo Capital), Piracicaba, Mauá, Paulínia e Águas de Lindóia. O encontro foi promovido no último dia 13, em São Paulo, pela Coordenação Estadual das Ações de Alimentação e Nutrição
 
Projeto

 

Após a detecção da ocorrência de sobrepeso entre as crianças de 0 a 5 anos, matriculadas na Rede Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Saúde lançou o projeto “Piracicaba com Saúde: é hora de comer melhor”, em setembro de 2011.
 
A articulação intersetorial prevê a capacitação dos profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social – já que o projeto é em parceria com as secretarias de Educação e Desenvolvimento Social -, para o monitoramento e orientação nas Escolas Municipais sob coordenação dos técnicos da Cpan.
 
O secretário de saúde Fernando Cárdenas diz que o principal objetivo é a prevenção, uma vez que o excesso de peso pode desencadear problemas como diabetes, hipertensão, cardiopatias e má formação do esqueleto.
 
“Essa realidade só será revertida com apoio e um trabalho intenso de reeducação alimentar”, completou Cárdenas.

‹ voltar