Campanha de vacinação contra raiva na zona urbana prossegue neste sábado (22/09)

20 de setembro de 2018 • Romualdo Filho

A Campanha de Vacinação Antirrábica na zona urbana terá continuidade neste sábado (22/09). A meta do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para este ano é imunizar cerca de 29 mil animais. No primeiro dia foram imunizados 3.010 cães e 607 gatos. Ver baixo tabela de postos de atendimento.

A campanha, que começou no sábado passado (15/09) vai até o dia 10 de novembro. Vão trabalhar nesse período 9 equipes compostas por vacinadores devidamente capacitados. Todo material utilizado é descartável e as vacinas são individuais.

Os cães devem ser conduzidos aos postos por adultos e presos com guias adequadas. Para os animais mais agressivos, é obrigatório o uso da focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou em sacos, iguais aos usados para embalar cebolas. São procedimentos básicos para evitar possíveis fugas e acidentes.

Todos os cães e gatos a partir dos 3 meses de idade podem receber a vacina. Animais doentes, em tratamento ou debilitados deverão aguardar a recuperação e a alta do seu médico veterinário. As gestantes e com crias devem esperar o desmame dos filhotes para receberem a vacina. Nesses casos, podem ser encaminhadas posteriormente ao Centro de Controle de Zoonoses – de segunda a sábado, das 8h as 16 horas –, que funciona como ponto fixo de vacinação durante o ano todo.

De acordo com o médico veterinário, dr. Paulo Lara, coordenador da campanha, “a vacinação é muito importante para prevenir a raiva, uma doença que mata e é transmitida a todos os mamíferos, principalmente morcegos, animais que contribuem para circulação e manutenção do vírus na zona urbana da cidade”.

A divulgação desta campanha está sendo feita por meio de rádios, jornais, faixas e carro de som, cartazes fixados em escolas, postos de saúde e estabelecimentos comerciais dos bairros de todos as regiões da zona urbana, além do Site da Prefeitura, Centro de Controle de Zoonose a página do Canil Municipal no Facebook e SIP156.

A orientação da Secretaria de Saúde é que a população se sensibilize sobre a importância desta campanha e de fato leve seus animais para imunização contra a raiva. “Estamos fazendo tudo que está ao alcance do poder público para garantir uma cobertura efetiva no município contra a doença. Mas o desempenho da campanha requer o envolvimento das famílias. A possibilidade de contaminação dos animais domésticos a partir dos morcegos é um risco real e a doença pode, em cadeia, ser transmitida aos seus donos, o que torna o cenário muito mais grave à saúde pública”, explicou dr. Pedro Mello, secretário da pasta.

Tabela de Postos de Vacinação do 2º sábado da campanha (22/09)