Próteses dentárias: Prefeitura investe R$ 315 mil; serão fornecidas 1,6 mil dentaduras e 400 pontes

27 de fevereiro de 2019 • Leandro Bollis

O prefeito Barjas Negri assinou nesta quarta-feira (27/02) contrato com a empresa Martins Serviços de Prótese Dentária no valor de R$ 315.100,00 para atender os pacientes do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Secretaria Municipal de Saúde. Serão fornecidas 1.600 dentaduras e 400 pontes removíveis, além de serviços de conserto.

O secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, destaca a preocupação do setor público de proporcionar à população um atendimento dentário de qualidade e completo. “Além de dois CEOs, onde são atendidos os casos especiais, temos 44 consultórios odontológicos espalhados pela rede de Atenção Básica, com acesso aos moradores de todas as regiões da cidade. Além do Serviço de Urgência Bucal (SUB), que funciona como pronto socorro bucal e fica no mesmo prédio do CEO”.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Saúde Bucal, a dentista Dirce Valério, a saúde da boca tem grande influência na qualidade de vida das pessoas, porque a perda dos dentes causa desequilíbrio na mastigação, deglutição, fala e estética, além de prejudicar diretamente a autoestima.

A falta de dentes também pode resultar em dores orofaciais por sobrecarregar a articulação tempomandibular (ATM). Além de gerar problemas de convívio social, porque as pessoas se sentem menos valorizadas e mais dependentes. O que pode ser agravado por rejeição de familiares e falta de expectativa de vida, principalmente junto aos idosos, onde o número de desdentados é alto”, explica Dirce.

A coordenadora observa que há dois tipos de reação dos idosos sobre a possibilidade de se colocar uma dentadura. “Alguns se mostram inconformados e a qualquer custo querem recuperar a estética, enquanto outros reagem de forma conformista e depressiva, encarando a perda dos dentes como algo inerente à idade”.

Nesse sentido, cabe aos profissionais da saúde bucal conversar com os pacientes e mostrar as vantagens do procedimento, tanto para a melhoria da estética para a recuperação da autoestima como para melhoria da qualidade de vida. “Porque a falta de dentes pode ainda provocar a percepção de envelhecimento precoce, devido ao enrugamento e envelhecimento da boca. E as próteses dentárias devolvem o sorriso completo”.

A moradora do IAA, Maria Roseli Barbetta, 59, recebeu uma prótese superior do CEO em outubro do ano passado. Ela diz que foi muito bem atendida pelos profissionais da unidade e que o processo de implantação foi rápido. “Eu apresentava um problema no maxilar. Porém, após o encaminhamento do dentista da unidade em que eu era atendida e a implantação da prótese passei a ter uma melhora na auto-estima e da própria alimentação”, conta.

Quem também comemora a colocação de uma ponte é Sueli Santana, 52. A dona de casa e moradora do bairro Terra Rica perdeu os dentes há algum tempo, em função da falta de escovação e conservação na infância. Após procurar a rede pública de saúde, foi surpreendida pela rapidez na solução do problema. “O processo foi bem tranquilo e rápido. Em menos de um ano, já estou com a prótese implantada e bem encaixada. Melhorou minha estética (risos)”, afirma.