PSF Tupi tem semana contra tabaco

6 de setembro de 2013 • Coordenação DAF
O PSF (Programa Saúde da Família) do distrito de Tupi promoveu entre os dias 29 de agosto (Dia Nacional de Combate ao Fumo) e 4 de setembro a semana contra o tabaco. Nesse período foram ministradas palestras às pessoas que aguardavam na sala de espera por atendimento. Os profissionais orientaram a população sobre os malefícios do cigarro e as doenças relacionadas ao fumo.

Foi montada uma exposição com um painel indicando as substâncias que compõe o cigarro que, quando queimado, produz mais de 4 mil substâncias químicas, 60 delas sendo cancerígenas. Também comporam a amostra dois cigarros com um metro de comprimento e um grande cinzero com vários cigarros montados com mensagens de alerta sobre o vício. A equipe do PSF fez ainda um cadastro com todos os fumantes antendidos e que receberam as orientações. 51 fumantes foram entrevistados, sendo que 17 demonstraram interesse em receber acompanhamento para deixar o vício.

Campanha contra o cigarro
A Secretaria Municipal de Saúde realizou, no dia 29, campanha anti-tabagismo na Praça José Bonifácio. Quem passou pelo local durante a manhã recebeu orientações sobre os malefícios do fumo e os prejuízos financeiros causados pelo vício, além de conhecer a alimentação adequada para quem quer deixar de fumar. Profissionais da Secretaria realizaram ainda a aferição da pressão arterial da população e realizaram um trabalho de conscientização dos fumantes, propondo a troca do maço de cigarros por uma maçã. “Dos usuários que abordamos, apenas um consentiu em deixar o cigarro conosco em troca da maçã. Ainda é difícil a adesão dos fumantes a campanhas como essa. É necessário um trabalho bastante intensivo nessa questão do vício pelo tabaco”, destaca a enfermeira Edna Macedo Gomes, coordenadora do NAES (Núcleo de Apoio e Educação em Saúde) da Secretaria, responsável pelo evento. A ação contou com a presença da CPAN (Coordenadoria em Programas de Alimentação e Nutrição) e da equipe de Atenção Básica e teve parceria com a Escola ETB – Enfermap.

A ação conta com o apoio do A.C. Camargo Câncer Center, que trouxe para Piracicaba a exposição “Câncer: conhecer para prevenir”. Idealizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogronômica (Incito), o projeto traz 22 painés que ficarão dispostos pela Rua do Porto entre até o dia 25 de setembro. A abertura da exposição será feita também na quinta-feira, com bate papo entre profissionais especializados em oncologia, com o envolvimento de alunos de mestrado e/ou doutorado do A.C. Camargo, e comunidade para esclarecer dúvidas sobre o câncer.

Os painéis apresentam de forma lúdica e educativa como prevenir o câncer e abordam os sintomas e fatores de risco para os cânceres de mama, colo de útero, próstata, pele, pulmão, intestino, entre outros. O objetivo é mostrar ao público que o melhor aliado contra o câncer é a prática de um estilo de vida saudável, que inclua boa alimentação, realização de exercícios físicos, comportamentos e hábitos saudáveis. A ideia é ressaltar que a melhor forma de prevenir o câncer é evitar os fatores de risco como cigarro (responsável por 40% dos casos de câncer), ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, exposição desprotegida e excessiva ao sol e dieta ria em gorduras.

Tabagismo
O tabagismo é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Estima-se que no país ocorram 200 mil falecimentos por ano, em consequência do cigarro. Os males causados pelo hábito de fumar incluem câncer de pulmão, doença coronariana, doença pulmonar obstrutiva crônica, e doença cérebro-vascular. Outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, no Brasil, cerca de 30% da população adulta é fumante. Estima-se que 125 mil mortes no país sejam ocasionadas por doenças associadas ao fumo.

O Ministério da Saúde apresenta algumas dicas para se livrar do vício:
Parada Imediata – Você marca uma data e nesse dia não fumará mais nenhum cigarro. Esta deve ser sempre sua primeira opção.

Parada Gradual – Você pode utilizar este método de duas formas:
– Reduzindo o número de cigarros. Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais, no segundo 25, no terceiro 20 e assim por diante. O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros;
– Retardando a hora do primeiro cigarro. Por exemplo: no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas, no segundo às 11h, até que no sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarro. A estratégia gradual não deve gastar mais de duas semanas para ser colocada em prática, pois pode se tornar uma forma de adiar, e não de parar de fumar. O mais importante é marcar uma data-alvo para que seja seu primeiro dia de ex-fumante.

Fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa. Todos os tipos de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali etc) fazem mal à saúde. Caso não consiga parar de fumar sozinho, o indivíduo deve procurar orientação médica. Deve-se tomar cuidado com os métodos milagrosos para deixar de fumar.