SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Raiva: 7 morcegos já foram diagnosticados com a doença este ano

3 de setembro de 2018 • Romualdo Filho

Já foram encontrados 7 morcegos com raiva este ano, nos seguintes bairros: Jardim Europa (1), Vila Rezende (1), Javary I (1), Caxambu (1), Castelinho (1), Centro (1) e Jardim Monumento (1). Do total, apenas 1 frugívoro e os demais, insetívoros. Ao todo, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recolheu e encaminhou 190 animais ao CCZ de São Paulo para análise.

Em 2017, outros 8 morcegos foram diagnosticados com a doença, recolhidos nos bairros Parque Orlanda (2), Glebas California (1), Vila Fatima (1), Algodoal (1), Bairro Alto (1), Jupiá (1) e Centro (1). De acordo com o médico Veterinário do CCZ, Paulo Lara, é importante observar que os morcegos doentes não estavam restritos a uma região específica, mas espalhados por toda a cidade. “O que exige cuidado especial com os animais domésticos, para que sejam imunizados contra a doença”, disse ele.

A orientação, portanto, é que cães e gatos que tiveram contato com morcegos devem ser vacinados imediatamente. No canil do CCZ (Rua dos Mandis, S/Nº, Jupiá), a vacina é gratuita e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15 horas, aos sábados, das 8h30 às 10h30 e das 12h às 14h30.

Este ano, a campanha de vacinação antirrábica na área urbana acontecerá de 15 setembro a 10 de novembro e a meta da Secretaria de Saúde é vacinar 29 mil animais, entre cães e gatos. Serão 162 postos de vacinação, em 9 sábados. De acordo com o CCZ, este ano serão 10 postos a mais em relação a 2017.

‹ voltar